MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Ao menos 53 municípios já vacinaram a população adulta no AM

Os reflexos do avanço da vacinação começam a aparecer no interior do Estado, neste sábado 40 municípios zeraram internações
Da Redação – Portal Amazonas 1*
• Publicado em 31 de julho de 2021 – 11:13
Foto: Michael Dantas/AFP

MANAUS (AM) – A população adulta de pelo menos 53 municípios já se vacinou ou está recendo a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Amazonas. As ações de vacinação foram destacadas pelo governador Wilson Lima.

Segundo o governador, 17 mutirões foram realizados pelo Governo do Estado para acelerar a vacinação, além de enviar servidores para ajudar prefeituras na aplicação do imunizante e na atualização de dados no sistema de monitoramento do Ministério da Saúde.

Com o avanço na vacinação, já é possível identificar os reflexos do imunizante. Neste sábado (31), 40 municípios zeraram o número de internações por Covid-19, segundo a Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada ao Interior da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Leia mais: Governo vai vacinar adolescentes de 12 a 17 anos depois dos adultos

“O estado do Amazonas está fazendo um esforço muito grande para avançar na vacinação. Nós montamos uma força tarefa para identificar aqueles municípios onde há maior dificuldade de aplicar as doses e hoje nós já temos mais de 50 municípios que estão aplicando a vacina em pessoas com 18 anos ou mais”, disse o governador.

O Estado é responsável por receber, acondicionar de forma adequada e distribuir os imunizantes, que podem ser retirados pelas prefeituras diretamente na Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Mas, desde o início da vacinação contra a Covid-19, o Governo do Amazonas tem transportado, por meio da Casa Militar, as doses de vacinas até os municípios mais longínquos que enfrentam dificuldades logísticas e que precisam desse apoio.

Ao identificar que muitas prefeituras não avançavam na vacinação por falta de vacinadores, o Estado enviou equipes aos municípios. Também foi constatado que havia dificuldades para o preenchimento do sistema de monitoramento de aplicação das doses do Ministério da Saúde, por falta de recursos humanos ou de internet. Esse problema vem sendo superado com o apoio do Governo do Amazonas.

Para acelerar a aplicação das vacinas, o Estado tem realizado os mutirões Vacina Amazonas que já percorreram, além da capital, 14 municípios do interior. Mais de 306.623 doses já foram aplicadas. Três edições foram realizadas em Manaus e, também, já receberam a grande mobilização os municípios de Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Urucará, Iranduba, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Manaquiri, Careiro Castanho, Careiro do Várzea, Beruri e Caapiranga.

Segundo o governador, com essas medidas, diversas atividades econômicas que foram paralisadas por conta da pandemia começam a ganhar fôlego. Além disso, o número de internações por casos graves da doença reduziu significativamente. “Nós temos pressa para que isso aconteça, porque a vacina é a arma mais poderosa contra a Covid, e nós já sentimos o impacto disso nas internações, que têm caído significativamente”, ressaltou Wilson Lima.

Vacinômetro

Segundo a FVS, no Amazonas, 2.601.953 doses foram aplicadas até a última sexta-feira (30), sendo 1.926.616 de primeira dose, 640.956 de segunda dose e 34.381 com dose única.

*Com informações da assessoria

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: facebook, instagram e twitter.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap