Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Brasil

Governo vai vacinar adolescentes de 12 a 17 anos depois dos adultos

Governo federal vai esperar vacinação de toda a faixa etária acima de 18 anos para vacinar adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Governo vai vacinar adolescentes de 12 a 17 anos depois dos adultos

Foto: Camila Batista/Semsa

BRASÍLIA, DF – O governo federal vai iniciar a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos contra a covid-19 logo após atingir toda a faixa etária acima de 18 anos com as duas doses das vacinas disponíveis. A declaração foi dada nesta terça-feira (27) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, junto com secretários estaduais de Saúde.

Segundo o ministro, as decisões são tomadas tendo como base as evidências científicas e o momento epidemiológico vivido pelo país. “Consideramos também a posição do PNI [Programa Nacional de Imunização] e a decisão das câmaras técnicas para embasar essa posição”, afirmou Queiroga.

Leia mais: Adolescentes de 12 a 17 anos serão vacinados contra covid-19 em SP

Atualmente, os menores de idade não estão listados no Programa Nacional de Imunização. No entanto, conforme o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), quando a vacinação alcançar essa faixa etária, a prioridade será para adolescentes com comorbidades.

A análise da vacinação para a faixa etária de 12 a 17 anos atende a uma requisição do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que analisava um caso em Belo Horizonte (MG). A prefeitura da capital mineira teria ido ao STF para contestar decisão que a obrigava a aplicar o imunizante da Pfizer em uma adolescente de 15 anos. A jovem sofre de uma doença crônica que afeta os pulmões.

(*) Com informações da CNN Brasil.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.