
(Foto: Reprodução/Canva)
Manaus (AM) – Uma falha em larga escala nos sistemas da Microsoft, nesta sexta-feira (19), gerou caos entre agências de voos e bancos financeiros. Bradesco, Next e o Neon estão entre os bancos afetados. Segundo o CEO da agência de segurança cibernética CrowdStrike, George Kurtz, a ocorrência não foi um incidente da segurança e também não está relacionada a ciberataques. Kurtz declara que o problema é isolado e já foi identificado e resolvido.
“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows.”, afirmou CEO na rede social X (antigo Twitter).

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Com a plataforma Downdetector, é possível identificar, a partir da reclamação dos usuários, as aplicações e sistemas que sofreram algum tipo de instabilidade. O Portal AM1 constatou que, ainda na manhã desta sexta-feira (19), às 8h45, todas as três instituições bancárias (Bradesco, Next e o Neon) ainda apresentavam falhas.
As reclamações dos usuários referentes ao Banco Bradesco S.A começaram a crescer exponencialmente a partir das 2h da madrugada. Atualmente, os comentários relacionados ao apagão estão diminuindo, mas a instabilidade permanece.
Ainda segundo o levantamento, as maiores reclamações do Bradesco estariam vindo do sistema dos aparelhos celulares, com 71% de problemas no login no aplicativo móvel; os outros estariam relacionados ao login na internet, com 20% banking e 10% com o mobile banking.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Os usuários dos bancos demonstram insatisfação devido ao problema e nas redes sociais, reclamam que isso tem atrapalhado a realização das suas atividades. Um usuário da rede social X (antigo Twitter) declara que tentou finalizar a compra em uma lanchonete, mas o banco estava fora do ar no momento do pagamento – o que causou constrangimento ao consumidor.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
O Bradesco afirma que a área responsável por resolver as instabilidades já estão atuando para procurar normalizar o sistema.
“A área responsável está atuando para que o acesso seja normalizado o mais breve possível. Por gentileza, pedimos que aguarde. É importante que não desinstale o seu App. Ficamos à disposição!”, responde Bradesco ao usuário.
Apesar de ser o banco com o maior número de reclamações, o Bradesco não é o único a sofrer com instabilidades. O banco digital Next, que opera com segurança da Organização Bradesco, também sofreu instabilidade com o apagão cibernético desta sexta-feira (19). As reclamações de inconstância iniciaram por volta das 3h da madrugada e se estendem até o momento de publicação desta matéria, às 10h45.

(Foto: Reprodução/Downdetector)
Os terminais físicos de autoatendimento seguem em funcionamento. Relatos de usuários dão conta de problemas em outros bancos, mas ainda não há confirmação de que estão relacionados ao apagão global. Os bancos pedem aos usuários que aguardem atualizações, porém, instabilidades vêm sendo relatadas desde a madrugada desta sexta-feira (19).
LEIA MAIS:
- Apagão que interrompeu sistemas pelo mundo é atribuído a pane de cibersegurança
- Nubank apresenta instabilidade nesta quarta-feira, de acordo com relatos de clientes
- Se Nubank aderir ‘Desenrola’, 2,5milhões de brasileiros terão nome limpo
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.