Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Política

Apesar de voto contrário, Josué tem apoio ‘prévio’ de Wilson e Carlos para 2020

Mesmo votando contrário ao Projeto de Lei Complementar 09/2019, do governo do Estado, que congela o salário dos servidores até 2021, o presidente da Assembleia Legislativa (ALE) conseguiu, até o momento, “amarrar” o apoio prévio do governador Wilson Lima (PSC) e seu vice, Carlos Almeida (PRTB), para a disputa pela Prefeitura de Manaus, no próximo ano.

Josué Neto, Wilson Lima e Carlos Almeida: até o momento, uma aliança possível para 2020 (Reprodução)

Josué não comenta o assunto. A informação foi tema de conversas nas sedes dos dois parlamentos da capital, a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira, 15. Na ALE, o deputado tem, segundo aliados, o apoio de 18 dos 24 colegas.

Distante de votações polêmicas, o chefe do Legislativo foi responsável por conduzir a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2020) e organizou, nos bastidores, a aprovação dos destaques da mesma legislação.

Um dia antes de os parlamentares aprovarem a LDO, Josué recebeu o vice-governador e chefe da Casa Civil, Carlos Almeida, para tratar das matérias do governo que seriam votadas no dia seguinte, 12.

“Quando você fala em contenção de gastos, não é apenas matéria econômica, têm as questões técnicas da área da saúde, da educação, e isso o vice-governador veio exatamente explicar e defender”, informou o deputado, na ocasião.

Indicações

O chefe do Legislativo, também, tem participado na indicação de gestores do governo, em pastas estratégicas, como a Secretaria de Política Fundiária (SPF), com a nomeação do engenheiro Ricardo Francisco, e em outras secretarias. A SPF está na “cota” de Carlos Almeida.

Almeida e Josué Neto ficaram mais próximos durante o Festival Folclórico de Parintins, realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho. Assessores do governo revelaram que ambos conversaram abertamente sobre o pleito de 2020, e o vice-governador confirmou o apoio.

Pesquisa

Desde abril deste ano, o nome do presidente da Assembleia Legislativa vem se consolidando como candidato a prefeito de Manaus. No mês passado, ele apareceu entre os três primeiros colocados, na pesquisa de intenção de votos da empresa Pontual.

Pelo levantamento, o então líder da pesquisa, no início do ano, o ex-deputado David Almeida apresentou queda nas intenções dos eleitores e o segundo, o deputado federal José Ricardo (PT), registrou estagnação. Nas duas pesquisas divulgadas este mês, julho, o nome de Josué Neto não foi inserido.  

Imbróglio

Atualmente, o presidente da ALE enfrenta um impasse dentro do próprio partido, o PSD, do senador Omar Aziz. Omar ainda não se manifestou sobre o interesse do aliado de entrar no pleito de 2020. Procurado, ele não quis falar.

Por outro lado, Josué Neto já expôs o desejo de  deixar o PSD de “forma amigável”, tendo como foco o PTB, legenda que antes era comandada pelo ex-deputado federal Sabino Castelo Branco. Hoje, o PTB está nas mãos do filho de Sabino, o vereador Reizo Castelo Branco.

Substituto

Fato curioso é que o presidente da ALE foi quem substituiu Wilson Lima, na chapa majoritária da última eleição municipal, na capital, em 2016, quando o “cabeça de chapa” foi o atual deputado federal Marcelo Ramos (PR). Ramos ficou em segundo no pleito, sendo derrotado pelo atual prefeito Arthur Neto (PSDB).  

Há mais de 50 anos, a família de Josué conseguiu eleger o prefeito de Manaus. O avô do presidente da ALE,  jornalista Josué Cláudio de Souza, comandou a cidade, no período de 1962 a 1964.