Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cenário

Após 40 anos de mandatos, Amazonino diz que vai ‘reconstruir o Amazonas’

Esperava-se que Amazonino anunciasse sua filiação ao PSDB ainda no domingo ou mesmo nesta segunda

Após 40 anos de mandatos, Amazonino diz que vai ‘reconstruir o Amazonas’

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – O velho cacique da política e ex-governador Amazonino Mendes, que ainda nem mesmo definiu para que partido irá, publicou em uma rede social, nesse domingo (20), uma foto no aeroporto de São Paulo na qual anunciava que estava embarcando para Manaus com o filho dele, Armando, para sua caminhada política rumo às eleições de 2022. O octogenário político, com mais de 40 anos ocupando cargos públicos, e que perdeu as duas últimas eleições, reapareceu neste ano de eleição se apresentando como “novidade”.

No post, Amazonino Mendes, que cogita novamente o cargo de governador do estado, disse:

“Vamos iniciar nossa jornada para reconstruir o Amazonas com muito amor e dedicação. Nossa gente precisa de especial atenção e respeito. Tenhamos fé e vamos alimentar nossas esperanças em dias melhores. Um ótimo domingo a todas e todos!”.

Esperava-se que Amazonino anunciasse sua filiação ao PSDB ainda no domingo ou mesmo nesta segunda. Porém, nada foi definido ainda e o que mais chama atenção é o fato de que Amazonino Mendes iniciou sua carreira política em abril de 1983, ao ser nomeado prefeito de Manaus pelo então governador Gilberto Mestrinho do PMDB.

Ele permaneceu à frente da prefeitura até abril de 1986, quando deixou o cargo para concorrer ao governo do Estado nas eleições de novembro daquele ano, na legenda da Aliança Democrática — coligação que incluía, além do PMDB, o Partido da Frente Liberal (PFL), o Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Liberal (PL), entre outros.

Veterano na política, Amazonino foi prefeito, governador e senador pelo Amazonas, ainda assim parece que não conseguiu "reconstruir o Amazonas". 

ENTÃO MORRA

Quem não lembra do fatídico vídeo que chegou a virar meme quando Amazonino, em fevereiro de 2011, durante uma visita à comunidade Santa Marta, na zona Norte de Manaus, quando ele era prefeito e uma moradora o confrontou e ele respondeu: “então morra, morra aí”.

Leia mais: Amazonino chega ao AM para decidir futuro e Plínio reage: ‘Amazonino, Arthur e Braga estão no ‘mesmo saco’

Na ocasião, Amazonino argumentava sobre a necessidade de as pessoas deixarem o local, porém, a moradora da comunidade pedia para que a prefeitura fizessem algo no sentido de urbanizar a área, e Amazonino ficou irritado com o questionamento e questionou sua origem.

A mulher, que era do estado do Pará, mas que havia escolhido o Amazonas para viver com sua família, pois é direito de qualquer brasileiro escolher onde quer morar, independente de sua naturalidade – município/Estado em que nasceu – teve uma resposta que gerou desconforto e revolta por parte da população.

O ato chegou, inclusive, a ter repercussão nacional e no mesmo ano a Câmara Municipal de Belém declarou Amazonino Mendes como persona non grata, título dado à pessoa como forma de punição impedindo-a de entrar no município.

Atualmente, Amazonino Mendes está com 82 anos.

Veja a publicação: