Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Brasil

Após dar à luz gêmeas, jovem morre vítima de Covid-19

A jovem era hipertensa e tinha sérios problemas no coração e na tireoide e as vezes não aparecia nas consultas do pré-natal

Após dar à luz gêmeas, jovem morre vítima de Covid-19

Foto: Divulgação

SANTOS, SP – Nathanny Ribeiro da Silva, 27 anos morreu após dar à luz a gêmeas na última sexta-feira (16) no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos (São Paulo). A jovem era hipertensa e tinha sérios problemas no coração e na tireoide. Antes de dar à luz, Nathanny foi contaminada com a Covid-19 e acabou falecendo antes e não conheceu as filhas.

A enfermeira e gerente da Unidade de Saúde da Família, Ana Paula Maria Ramos, acompanhou todo o processo de gravidez de Nathanny. Ela disse que a jovem, que já tinha dois filhos, havia sido aconselhada a não engravidar mais.

“A primeira gestação dela já foi muito difícil. Ela foi orientada a utilizar métodos contraceptivos, mas ela era muito teimosa”, conta, lembrando que no bairro, uma pequena comunidade carente na cidade do Guarujá, todos se conhecem. “Ela vinha muito à unidade. Mas não seguiu as recomendações e acabou engravidando do segundo filho”, falou Ana Paula.

Ao ficar grávida das gêmeas, a enfermeira sabia dos riscos.E reforçou que tanto ela, quanto a equipe médica, fizeram de tudo para ajudar a jovem.

“Ela parecia não entender a gravidade da situação, estava sempre muito alegre e sorridente. E às vezes não aparecia nas consultas do pré-natal. Eu ou alguém da equipe íamos até a casa dela para saber se estava tudo bem”, ressaltou a enfermeira.

Dia 5 de março de 2021 foi o último atendimento que Ana fez para Nathanny. Segundo a enfermeira, o estado de saúde dela estava estável.

Leia mais: Aglomeração! 142 pessoas foram presas em festa clandestina

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado, a jovem deu entrada no dia 15 de março, no Hospital Guilherme Álvaro já em estado grave. E devido a isso, ela foi internada na UTI.

Alguns dias depois, Nathanny fugiu do hospital, antes mesmo de pegar alta médica.

Na madrugada do dia 23, Nathanny passou mal em casa com muita falta de ar, voltou para o hospital.

Devido seu estado complicado, ela fez uma bateria de exames e ao fazer uma tumografia, os médicos descobriram uma mancha nos pulmões e ela foi encaminhada para o isolamento da maternidade com suspeita de covid-19.

O teste deu positivo e no dia 25 a equipe realizou uma cesariana de emergência. As gêmeas nasceram prematuras, com sete meses.

A jovem nem sequer conseguiu segurar a filhas, assim que deu a luz precisou ser sedada e intubada. E na quinta-feira (15) veio a óbito.

O corpo de Nathanny foi sepultado nesta sexta-feira (16) no cemitério Jardim da Paz, no Guarujá.

(*) Com informações UOL