Manaus, 4 de maio de 2024
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Manaus, 4 de maio de 2024

Brasil

Após morte de fã, Flávio Dino determina distribuição de água em eventos

Flávio Dino alegou denúncias de impedimento ou ausência de disponibilidade de água em show em que a jovem morreu após passar mal devido ao calor.

Após morte de fã, Flávio Dino determina distribuição de água em eventos

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Manaus (AM) – Após a morte da universitária Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, durante um show no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, anunciou na manhã deste sábado (18) uma portaria que determina medidas para ser disponibilizada água durante eventos.

A Portaria nº 35 estabelece providências em resposta às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de água para os consumidores em shows, em meio à intensa onda de calor que assola o Brasil.

A medida está respaldada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que exige a garantia de serviços seguros e adequados à saúde. Nesse sentido, Flávio Dino classificou como inaceitável que pessoas sofram, desmaiem ou até mesmo morram devido à falta de acesso à água em eventos públicos, referindo-se ao episódio que levou a morte de uma jovem nesta última sexta-feira (17), em show da cantora norte-americana Taylor Swift, no estádio Nilton Santos, o Engenhão.

“Orientei o secretário nacional do Consumidor do MJSP, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis, ainda neste sábado (18), quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de água para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de calor que o Brasil atravessa”, afirmou Dino.

Dino destacou que essas medidas visam não apenas prevenir problemas imediatos, mas também responsabilizar os envolvidos pelos danos já causados.

A Senacon será responsável por produzir a edição de normas emergenciais e notificações, acerca do acesso à água em shows e em outros espetáculos públicos, além de adotar medidas relativas à responsabilização por situações já ocorridas, em diálogo com os demais órgãos do Sistema Nacional do Consumidor.

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