Manaus, 1 de junho de 2024
×
Manaus, 1 de junho de 2024

Cenário

Após pesquisa, Braga é visto como potencial candidato a prefeito

Após a empresa iMarketing Pesquisa, mostrar, no mês passado, o senador Eduardo Braga (MDB) com 15,6% das intenções de votos para o cargo de prefeito de Manaus, nas eleições de 2020, no encalço do primeiro lugar, David Almeida (Avante), que teve 17,2%, aumentaram as conversas entre grupos políticos sobre a efetivação da candidatura do senador, que já foi governador do Amazonas, vice-prefeito e prefeito da capital.

Foto-montagem nas redes sociais de correligionária faz alusão a uma eventual candidatura de Braga (Reprodução)

Não se sabe, até hoje, o que levou a empresa de pesquisa eleitoral inserir o nome do presidente regional do MDB, já que nos cinco últimos levantamentos de intenção de votos para prefeito de Manaus o nome do senador não era lembrado. 

Movimentação

A sucessão municipal em Manaus está provocando muitos movimentos de bastidores, pré-alianças, adesões a pré-candidaturas e novas filiações partidárias. Tudo feito com base nos resultados das pesquisas eleitorais divulgadas neste primeiro semestre.

Eduardo Braga tem evitado se manifestar sobre pré-candidatura, cenário pré-eleitoral e sucessão municipal, apesar de ter acenado com o nome da deputada estadual Alessandra Campêlo como uma possível pré-candidata, pelo seu partido, o MDB.

Internamente, a missão do partido do senador é recuperar a imagem do “líder” de forma que se fortaleça para uma eventual disputa pela Prefeitura de Manaus.

Projetos

Tem sido comum entre os correligionários e filiados do MDB fazerem post com os principais projetos realizados por Eduardo Braga, entre eles o Programa de Saneamento Ambiental (Prosamim), iniciado em sua gestão no governo do Estado, entre os anos de 2002 e 2010 e, mantido pelos seus sucessores.

O atual governador, Wilson Lima (PSC), já prepara a construção de outras etapas do Prosamim, na Zona Sul de Manaus e, no interior, o município de Maués planeja inaugurar neste segundo semestre o Prosai, inspirado no conceito adotado pelo governo do Estado.

Procurado pela reportagem para comentar a matéria, Braga não quis se pronunciar sobre a movimentação políticas dos aliados, no ano pré-eleitoral.