Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cidades

Após repercussão negativa, ‘Sou Manaus’ passa a exigir pulseiras

As pulseiras são alternativa da Manauscult após repercussão negativa sobre arrecadação de garrafas PET em troca de ingressos.

Após repercussão negativa, ‘Sou Manaus’ passa a exigir pulseiras

(Foto: João Viana/Semcom)

Manaus (AM) – Nesta segunda-feira (21), o “Sou Manaus Passo a Paço 2023” passou a exigir pulseiras para dois palcos principais do evento. A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) divulgou o novo critério após a repercussão negativa do anúncio da troca de garrafas PET por ingressos para o evento.

O evento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro deste ano, no Centro Histórico de Manaus.

O festival conta com sete palcos onde artistas locais se apresentarão. Segundo a Manauscult, o festival terá como âncora o palco “Guardião da Amazônia”, localizado na Plataforma Malcher, no Porto de Manaus. O local, com vista para as margens do Rio Negro tem capacidade com segurança para um público fixo de até 60 mil pessoas.

O segundo maior palco, localizado ao lado da Alfândega, também dentro do porto, comporta a concentração fixa de até 20 mil pessoas.

Conforme a fundação, para evitar superlotação e garantir a segurança do público, o colegiado do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) decidiu que a circulação de pessoas nos palcos será controlada mediante apresentação de pulseiras.

Pré-cadastro

Essas pulseiras deverão ser solicitadas, previamente, no portal oficial do evento: soumanauspassoapaco.com.br. O pré-cadastro virtual será liberado nesta segunda-feira (21), a partir das 19h.

“Inicialmente, limitado a um lote de 30 mil pulseiras destinadas ao acesso aos dois palcos localizados dentro da área portuária de Manaus”, informou a Manauscult.

A fundação informou, ainda, que as pulseiras têm códigos binários de resposta rápida, que armazenarão os dados informados na hora do cadastro.

As pulseiras possuem sistema antifraude. “Serão checadas por agentes de segurança, nas baias de revista e acesso ao evento, com leitor de “QR Code” e reconhecimento facial”, disse a instituição.

Destinadas apenas para acesso a dois, de um total de sete palcos, as pulseiras são limitadas a uma por cadastro de pessoa física (CPF), e serão trocadas por 1 quilo de alimento não perecível e/ou 30 garrafas de Polietileno Tereftalato (PET) de qualquer tamanho.

Acesso ao evento

Os portais de acesso ao evento serão liberados a partir das 16h, mas os shows começam às 17h e têm previsão de encerramento à 1h da manhã em todos os três dias de evento.

Troca por garrafas PET

Após repercussão negativa, a Manauscult explicou que a opção de trocar garrafas PET por pulseiras segue um dos pilares desta edição do evento, a sustentabilidade.

“A disponibilização de 10 mil ingressos para a troca de uma pulseira por 30 garrafas PETs, por exemplo, surgiu da necessidade de chamar a atenção da população para um problema grave e de sérios impactos ambientais, que é o descarte de lixo e garrafas plásticas no meio fio, drenagens e igarapés da cidade”, argumentou.

Segundo a fundação, em parceria com empresas de reciclagem, o Sou Manaus vai dar um destino correto às garrafas arrecadadas. Conforme estimativas, serão arrecadas, pelo menos, 300 mil garrafas PETs.

Ainda de acordo com a Manauscult, a arrecadação das garrafas também vai contribuir para que Manaus receba o “Selo Cidade Criativa da Unesco”, que será concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A candidatura de Manaus será feita em 2024.

LEIA MAIS:

Vídeo do #SouManaus é anunciado na Time Squire, em Nova York

Após rumores, David Guetta é confirmado no #SouManaus Passo a Paço 2023

Ministério da Cultura elogia David por investimento no festival ‘Sou Manaus’