Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Após um 2021 de sessões esvaziadas, Cidade diz que ‘cada deputado sabe seu dever’ em 2022

No ano passado, mesmo sem eleições, a Aleam foi marcada por sessões vazias

Após um 2021 de sessões esvaziadas, Cidade diz que ‘cada deputado sabe seu dever’ em 2022

MANAUS, AM – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado estadual Roberto Cidade (PV), afirmou que os parlamentares da Casa vão se “desdobrar” para garantir o andamento dos trabalhos, mesmo durante a corrida eleitoral. A declaração foi dada durante a retomada das atividades legislativas, nesta terça-feira (1°).

Em 2021, a Casa virou alvo de críticas pelo excesso de faltas dos parlamentares, inclusive com o próprio Cidade reclamando da ausência de quórum em várias sessões.

“Acredito que cada deputado sabe o seu dever e como trabalhar aqui na Assembleia […] e tenho certeza que todos os deputados – nós estamos voltando de forma híbrida – vão se desdobrar neste ano de 2022 e, no momento certo, a população vai saber reconhecer”, disse.

De acordo com Cidade, o sistema híbrido vai continuar. No ano passado, mesmo sem eleições, muitos parlamentares aproveitaram o sistema para não assistir às sessões presencialmente, deixando o plenário vazio.

Saiba mais: Deputados esvaziam plenário e Roberto Cidade apela por presença de colegas

Ainda assim, o presidente da Aleam garantiu que os 24 deputados estaduais vão se esforçar para não comprometer as atividades parlamentares durante as eleições, período em que os políticos vão estar em campanha para se reeleger.

“Esse ano nós vamos continuar trabalhando como sempre trabalhamos. Não somos deputados de apenas emendas parlamentares. Nós propomos leis. Essa legislatura foi uma das legislaturas que mais aprovamos leis”, defendeu.

Solenidade

A abertura dos trabalhos da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura da Aleam ocorreu no Plenário Ruy Araújo. O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), fez a leitura da mensagem governamental e destacou as ações do governo durante o ano de 2021 e as dificuldade no enfrentamento à pandemia de covid-19.