Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Área de deslizamento na Torquato Tapajós passou por obras da Prefeitura em 2022

A Prefeitura de Manaus informou que as obras do novo equipamento urbano iniciaram no dia 17 de março de 2022

Área de deslizamento na Torquato Tapajós passou por obras da Prefeitura em 2022

O trecho fica localizado metros a frente da nova ponte da avenida Senador Raimundo Parente (Foto: Márcio Melo/ Seminf)

A área da cratera que se abriu na avenida Torquato Tapajós, em Manaus, na última segunda-feira (20), passou por obras da Prefeitura de Manaus em junho de 2022.

O trecho comprometido fica localizado metros a frente da nova ponte da avenida Senador Raimundo Parente, no bairro Flores, zona Centro-Sul, batizada de Wilson Wolter Filho, em homenagem ao ex-secretário municipal e professor aposentado da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que morreu em maio de 2020, em decorrência de complicações da Covid-19.

Na entrega da obra da ponte, em junho de 2022, o secretário municipal de infraestrutura, Renato Júnior, garantiu que o problema de infraestrutura no local estava “resolvido de forma definitiva”.

“A prefeitura entrou de forma rápida e emergencial, dando resultados rápidos para Manaus. Hoje estamos entregando a obra concluída, com essa homenagem digna a esse homem respeitado que foi Wilson Wolter. Aqui havia um problema que agora está sendo resolvido de forma definitiva”, disse o secretário Renato Júnior, em junho de 2022.

A Prefeitura informou que as obras do novo equipamento urbano iniciaram no dia 17 de março de 2022, após a estrutura da ponte ser comprometida devido às fortes chuvas.

A antiga ponte, em gabião, que tinha oito metros, foi demolida e a equipe de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) a removeu, melhorando a estrutura e devolvendo a trafegabilidade no local.

Segundo a Prefeitura, a ponte que tinha 8 metros, agora possui 16 metros e está 1,5 metro mais alta, para que a água do igarapé possa passar sem provocar alagação, mesmo em dias de chuva.

Durante as obras, a Prefeitura informou que “em toda a margem do igarapé será implantada bolsacreto (método de contenção todo feito em concreto ensacado para evitar erosões nas margens do igarapé), para substituir o gabião existente que se encontra comprometido”.

Meses depois, em fevereiro de 2023, a margem do igarapé está desabando, gerando uma cratera que causa riscos ao tráfego de pedestres e veículos na via.

Nas redes sociais, o secretário Renato Júnior publicou que a Seminf já iniciou, nesta terça-feira (21), uma (nova) obra emergencial no local para evitar transtornos aos pedestres e veículos no local.

LEIA MAIS: