Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cultura

Artista promove aulas e dança multicultural via plataforma Zoom

As aulas são ministradas de maneira remota pela plataforma Zoom com acessibilidade a portadores de necessidades especiais

Artista promove aulas e dança multicultural via plataforma Zoom

Divulgação Dany Alves

MANAUS, AM- A quarta oficina a ser realizada de 20 a 23 de abril de 2021, será do artista “brincador” da dança, Denny Neves (BA). “Solto Virado no Baque” é uma proposta de estudos corporais para a formação em Dança proveniente das manifestações das culturas indígenas, manifestações da cultura popular brasileira e da cultura afro-baiana. São jogos e sequências corporais que partem dos estudos dos repertórios de danças como o Maracatu, O Bumba-meu-boi, Caboclinhos, Sambas de Caboclo e Umbigadas Baianas em diálogo com estudos das danças contemporâneas.

Para Denny Neves: “O projeto é uma excelente afirmativa para ampliar questões sobre invisibilidades culturais e movimento descolonial na dança. O que aparece do norte geralmente é destorcido pelo folclorismo ou uma ideia hegemônica sobre a diversidade cultural dos povos originários amazônicos. Pra mim, que venho dos movimentos das danças Populares do Nordeste do Brasil, é uma excelente oportunidade de troca e ampliação de estudos para processos criativas na dança. Vai ser bonito misturar texturas dos Maracatus de Pernambuco, batuques de Bois e Sambas da Bahia…no chão terreiro dos povos indígenas de Manaus.”

Leia mais: Cantor amazonense realiza live beneficente nesta sexta

O Projeto

O projeto Formar Informar Des… Transformar II é uma iniciativa da amazonense, pesquisadora, artista e educadora Amanda Pinto a fim de promover uma integração entre artistas amazonenses e de outras capitais brasileiras na formação, informação, Des… Transformação em dança contemporânea, contemplado pelo edital Feliciano Lana da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), pela Lei Aldir Blanc.

A ser realizado nos meses de março e abril de 2021, tem como objetivo propiciar aos profissionais e estudantes da Arte/Dança de Manaus/AM o aperfeiçoamento profissional através de oficinas em formato virtual.

Todas as oficinas contarão com acessibilidade para pessoas com deficiência, conforme a necessidade. Em sua primeira edição, em 2016, o projeto contou com outros profissionais de capitais brasileiras, e foi contemplado pelo Prêmio FUNARTE Klauss Vianna.

Com o compromisso de oferecer aulas de dança durante 6 (seis) semanas, com 2 (duas) horas aula/dia, e o intuito de trazer a comunidade da Dança e da Arte para um espaço de estudo e discussão, o projeto “Formar Informar Des… Transformar II” possibilitará a formação/informação de estudantes, professores e pesquisadores para uma melhor atuação nesta área de conhecimento na cidade de Manaus.

As aulas são ministradas de maneira remota pela plataforma Zoom com acessibilidade a portadores de necessidades especiais. Os interessados podem se cadastrar pelo link.

Sobre a Contem Dança

A produção é da Contém Dança Cia, e conta com os profissionais: Rosana Brito, Magno Fresil e Francis Baiardi. A Contem Dança Cia, é uma cia de Dança independente da cidade de Manaus, e foi criada em 2006 pela artista pesquisadora Francis Baiardi. Nos seus quase 15 anos de existência, desenvolve em suas pesquisas a compreensão do corpo que discute e escreve a arte do movimento, estimulando a reflexão acerca da dança e seus processos de criação em Dança Contemporânea.

A Companhia tem como objetivo investigar a dança em entrelaçamento a outras linguagens artísticas e acredita que a Arte é uma importante linguagem para discutir questões educacionais, políticas e sociais. A Cia tem como um dos seus principais objetivos promover e buscar reflexões artísticas sobre o que se faz, dentro e fora da mesma e trocar experiências com cias/artistas de outros lugares, fortalecendo assim a produção da nossa região.

Sobre Denny Neves

Denny Neves é Pernambucano vivente em Salvador – BA, portanto PernamBaiano! Da cor do Urucum, se autodeclara (des) e (as)cendente dos povos indígenas originários do Nordeste. Tem por herança genética, filosófica, política, estética e poética os trejeitos e rebuliços culturais dos povos ibéricos ciganos e povos pretos refugiados, radicados ou traficados para o Brasil. Dançador e Coreógrafo Brincador, é Mestre e Doutorando pelo PPGDANÇA – Programa de pós-graduação em Dança, UFBA – Universidade Federal da Bahia. Atua nas práticas de salvaguarda das manifestações provenientes das culturas Indígenas, repertórios populares e afro-brasileiras na Escola de Dança da UFBA.

 

*Com informações da assessoria