Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Saúde & Beleza

Artrose no quadril e joelho: saiba como identificar

Saiba mais sobre os dois tipos de artrose mais comuns; doença não tem cura, mas tem tratamento

Artrose no quadril e joelho: saiba como identificar

Foto: Reprodução/Pixbay

SAÚDE – A artrose, também conhecida como osteoartrose, é uma doença degenerativa que afeta cartilagens, tecidos que protegem as articulações. O seu desgaste acaba aumentando o atrito entre os ossos, que promove dor, desconforto, inflamações, deformações e pode até mesmo impossibilitar movimentos.

A incidência da artrose, em geral, pode estar relacionada ao envelhecimento e também com as articulações de carga que suportam mais peso, como quadril, joelhos, pés e coluna.

A artrose não tem cura, mas o diagnóstico e tratamento precoces podem retardar a doença e garantir qualidade de vida, além de evitar ou adiar colocação de próteses.

Saiba mais sobre dois tipos de artrose que mais comuns:

Artrose de Joelho

A artrose no joelho é um comprometimento crônico grave, onde ocorre degeneração, inflamação e frouxidão no joelho e os fatores que provocam essa alteração podem ser a idade, sobrepeso, desgaste natural da articulação, predisposição genética e traumas.

Os sintomas mais comuns são dor no joelho, rigidez ao se levantar, presença de estalos ao movimento, inchaço e calor, sensação de aumento do joelho, movimentos limitados, dificuldade ao apoiar a perna e músculos da coxa mais fracos.

É possível prevenir a artrose nos joelhos fazendo exercícios por profissionais qualificados e controle do peso.

Leia mais: Transtorno de ansiedade generalizada: sintomas e como tratar

Artrose de Quadril

A artrose no quadril é a degeneração da cartilagem do quadril, que causa dor, rigidez, redução da mobilidade articular, prejuízos na qualidade de vida e entre os sintomas, estão dor para caminhar ou correr, dor ao cruzar as pernas, dor na virilha, sensação de dormência, queimação na batata da perna, dificuldade para colocar as meias, entre outros.

A doença é degenerativa e passa por vários estágios, por isso é essencial o diagnóstico feito por um especialista, que irá aplicar um tratamento adequado para o paciente.

Diminuir a frequência e intensidade de atividades físicas, reduzir peso e uso de bengala são essenciais para diminuir a dor ou evitar a piora da artrose no quadril.

Se você sentir dores no quadril, procure um médico especializado para realizar o diagnóstico.