Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cidades

Às vésperas do Natal, famílias são despejadas de comunidade indígena no Tarumã

Sob os olhares desesperados dos moradores, a operação ocorreu com o apoio da Rocam e da Polícia Militar; barracos e uma maloca foram destruídos.

Às vésperas do Natal, famílias são despejadas de comunidade indígena no Tarumã

(Foto: Imagens cedidas ao AM1)

Manaus (AM) – Uma operação de desocupação na Comunidade Nusoken, no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus, retirou cerca de 200 famílias de indígenas, na manhã desta segunda-feira (18).

Os indígenas, que são das etnias Kokama, Sateré-Mawé, Tikuna e Munduruku, devem passar a semana do Natal sem moradia, já que o aparato policial não poupou idosos e crianças. Ao menos uma pessoa foi detida durante a operação por resistir à ordem de desocupação.

Sob os olhares desesperados dos moradores, a operação ocorreu com o apoio da Rocam (Polícia Militar); barracos e uma maloca foram destruídos.

Aos prantos, uma das moradoras, que não teve o nome revelado, desabafou afirmando que não sabia para onde iria, ao saber que o barraco feito de paletes tinha sido derrubado.

“Aquele é meu sonho. Eu ia comprar material para fazer uma casinha, meu Deus! Pra onde que a gente vai, Jesus?! Tem misericórdia de nós, Pai. Ó, Senhor da glória!”, clamou a idosa, que disse não ter visto a demolição da residência onde morava, mas sabia que havia sido derrubada pelas máquinas.

Segurando um cesto com vários filhotes de cachorro, a moradora afirmou que se tivesse uma casa, jamais estaria morando naquele lugar.

Na desocupação, que iniciou por vota das 6h da manhã, policiais da tropa de choque avançaram sobre mães com criança no colo e idosas, que, de joelhos, tentaram impedir o avanço dos policiais.

Vídeos cedidos ao Portal AM1 mostram a truculência da polícia contra os moradores. As imagens também mostram pessoas com seus pertences, roupas, móveis, redes e eletrodomésticos, sem saber para onde ir.

 

Em nota, a Polícia Federal (PF) informou que participou de cumprimento de reintegração de posse expedido pela Justiça Federal no bairro do Tarumã. Outros órgãos também atuaram no cumprimento legal da medida, tais como, Secretaria de Segurança Pública, Gabinete de Gestão Integrada, FUNAI, COE, ROCAM e o 1o Batalhão de Choque da Polícia Militar, o Detran, o Corpo de Bombeiros, GIPIAP, SEMMAS, Amazonas Energia e o SAMU.

“A intimação dos invasores foi na última sexta-feira, 15/12, também com a presença de Policiais Federais. Vale ressaltar que a Justiça Federal disponibilizou toda a estrutura necessária para a retirada dos invasores do local. Foram cedidos caminhões de mudança e carregadores, que ficaram disponíveis para levar os invasores para o endereço que quisessem.”

LEIA MAIS: