Manaus, 27 de maio de 2024
×
Manaus, 27 de maio de 2024

Cidades

Assaltos a ônibus têm queda de 8%; passageiros relatam insegurança

Conforme dados no Sinetram, no ano de 2022 foram registrados 1.943 mil assaltos no transporte público de Manaus.

Assaltos a ônibus têm queda de 8%; passageiros relatam insegurança

Assaltos no transporte público têm queda (Foto: Portal AM 1)

Manaus (AM) – Conforme dados do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), no ano de 2022, foram registrados 1943 assaltos nos ônibus em Manaus. O número representa um aumento de 16,4% em relação a 2021 (1.669).

Porém, no primeiro bimestre deste ano, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apontou uma redução de 8% nos casos de roubos a ônibus do transporte público. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM.

O gari Humberto Rodrigues, que precisa do transporte coletivo para ir ao trabalho, contou que já foi assaltado duas vezes em ônibus.

“A gente sabe que, todo dia, os ônibus são assaltados. Todo dia, as pessoas tem seus pertences levados e, principalmente, à noite, não tem horário ‘pra’ [sic] assalto”, disse.

Humberto Rodrigues (54) usuário do transporte coletivo de Manaus (Foto: Portal AM 1)

Outro usuário do transporte coletivo, William Souza, que pega ônibus para ir ao trabalho, contou que já foi assaltado algumas vezes: “Não me sinto seguro, porque já fui assaltado, algumas vezes, e já ter visto muitos assaltos acontecerem”, relatou.

William Souza (23) usuário do transporte coletivo de Manaus (Foto: Portal AM 1)

Procurado pelo Portal AM1, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) afirmou que vem investindo em tecnologia para oferecer à população opções de pagamento de passagem sem o uso de dinheiro vivo, pois em cidades que praticamente extinguiram essa modalidade de pagamento, o número de assalto diminuiu em até 100%.

O sindicato informou, ainda, que tem participado constantemente de reuniões para traçar estratégias junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), contribuindo com dados mais precisos de locais que mais apresentam assaltos na cidade.

SSP-AM aponta queda

Embora os usuários ainda critiquem a segurança nos transportes públicos, a SSP-AM aponta queda no número de assaltos a ônibus na capital amazonense.

No primeiro bimestre de 2023, houve redução de 8% nos casos de roubo ao transporte coletivo, segundo a secretaria. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM.

Os dados do Ciesp também mostram que, pelo segundo ano seguido, o 1º bimestre apresenta queda no número de roubo a ônibus. Ainda segundo as estatísticas, na comparação com os últimos dois anos, os dois primeiros meses de 2023 registraram o menor número desse tipo de crime.

Ações

As reduções são um reflexo do trabalho integrado entre as forças de segurança. A partir de uma determinação do secretário de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, os roubos aos ônibus passaram a ser monitorados por um ponto focal liderado pela Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop).

O secretário da Seaop, Coronel César Andrade, destacou que, a partir desse monitoramento, são definidas as estratégias exitosas.

“A partir daí, sugerimos melhores ações e operações, focando nos horários, locais e dias da semana com maior possibilidade de se efetuarem as prisões dos infratores. Ressalto a necessidade de se fazer o registro das ocorrências para que o setor de estatística gere informações suficientemente confiáveis para a melhor tomada de decisão”, informou o coronel.

Além das ações ostensivas, a SSP-AM, periodicamente, realiza uma reunião com os pontos focais para analisar os indicadores criminais e determinar ações de combate, de acordo com o levantamento das áreas com maior incidência de ocorrências. A SSP-AM reforça a importância de a população denunciar, por meio do Disque 181, as práticas criminosas.

LEIA MAIS: