Manaus, 19 de junho de 2024
×
Manaus, 19 de junho de 2024

Cidades

Ataque hacker deixa site do Governo do Amazonas fora do ar

Os invasores aproveitaram para deixar o site fora do ar, mas também colocaram uma mensagem para as pessoas que tentavam acessar a plataforma

Ataque hacker deixa site do Governo do Amazonas fora do ar

Foto: Antônio Belmont / PC-AM

Manaus, AM – O site do Governo do Amazonas foi alvo de ataques de hackers nesta quarta-feira (20). A informação foi confirmada pela assessoria do governo, que informou que estão sendo tomadas as providências para reestabelecer o acesso a plataforma.

Os invasores aproveitaram para deixar o site fora do ar, mas também colocaram uma mensagem para as pessoas que tentavam acessar a plataforma. “Sem deuses, apenas nós e nossas máquinas. Sem dor ou sacrifício nós não teríamos nada. Aguente a dor, não fuja dela. Deixe o fracasso de lado e torne-se grande, sacrifique-se por uma causa maior, assim como os primeiros macacos enviados ao espaço”, dizia.

Leia mais: Governador Wilson Lima vai acionar STF contra decreto de Bolsonaro que prejudica a ZFM

Essa não é a primeira vez que o portal do governo é alvo de ataques de invasores. Em janeiro deste ano, o banco de dados da Fundação Centro de Oncologia (FCecon) teve o sistema invadido, e o alvo principal foram os prontuários eletrônicos de pacientes da principal unidade de tratamento de câncer do Estado.

De acordo com o Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), o ataque aconteceu em uma camada restrita sem nenhum contato com os demais sistemas governamentais. A mensagem deixada pelos hackers já foi tirada do ar, mas o site continua instável.

Confira a nota na íntegra:

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que constatou um acesso indevido ao site www.amazonas.am.gov.br, por meio de suas monitorias ativas, e bloqueou a iniciativa. Todas as providências para sanar essa situação já estão sendo tomadas visando o restabelecimento do portal, com segurança, o mais breve possível.

A Prodam ressalta que o evento se deu em uma camada restrita sem nenhum contato com os demais sistemas governamentais e que não causou nenhum dano ou vazamento de dados e ou informações sensíveis.