Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Mundo

Ativistas protestam e jogam esterco em prefeitura que homenageará Bolsonaro

Manifestantes preparam protestos para o dia em que presidente for à cidade de Anguillara Veneta receber título de cidadão honorário

Ativistas protestam e jogam esterco em prefeitura que homenageará Bolsonaro

Foto: Reprodução

MUNDO – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) será recebido na segunda-feira (1º) em Anguillara Veneta, no norte da Itália, cidade onde o bisavô de Bolsonaro nasceu, com protestos contrários à concessão do título de cidadão honorário oferecido pela prefeita Alessandra Buoso, ligada ao partido de ultradireita Liga Norte.

Os ativistas picharam “Fora Bolsonaro” perto da prefeitura. Segundo informações, eles também jogaram esterco na porta do local. O grupo, chamado Rise Up 4 Climate Justice (Levante pela Justiça Climática), divulgou fotos dos protestos nas redes sociais e fez críticas ao presidente brasileiro.

O grupo diz que Bolsonaro “representa o modelo capitalista, predatório, destrutivo e colonialista contra o qual lutamos”.

A cidade destinou 9 mil euros (cerca de R$ 59 mil) para receber a comitiva presidencial. A prefeita diz que a ideia é homenagear “as pessoas que migraram para o Brasil e construíra uma vida até chegar à Presidência, levando o nome de Anguillara Veneta para o mundo”.

Floriana Rizzetto, presidente da sessão de Padova da ANPI (Associação Nacional dos Partisans da Itália), que também lidera as manifestações contra o presidente, disse que a polícia “está fazendo tudo para evitar que Bolsonaro veja o ato”, já que o protesto teve permissão para ocorrer apenas das 9h às 11h.

“Mas estamos muito satisfeitos porque as forças progressistas se uniram, inclusive, com a Igreja. Tanto que o bispo de Padova, Claudio Cipolla, não o receberá, assim como os padres da igreja de Santo Antônio”, disse Rizzetto. “Também encontramos uma grande solidariedade com alguns prefeitos democráticos como de Padova, Sergio Giordani, que também não receberá Bolsonaro.”

Leia mais: Bolsonaro critica política de preço dos combustíveis: ‘não é justo’

O protesto está marcado para acontecer na praça Matteotti, referência a um político socialista italiano assassinado por fascistas em 1924, o que, segundo Rizzetto, “ganha significado mais importante se pensarmos no que representa Bolsonaro para o mundo”. Além da praça que homenageia o político antifascista, Anguillara Veneta detém, desde 1993, o título de “cidade da paz e dos direitos humanos”.

Brasileiros que participaram do ato realizado na última segunda-feira (25), em frente à Câmara dos Vereadores, no momento em que acontecia a votação para aprovar a homenagem a Bolsonaro, também estarão no protesto do dia 1º. A proposta para conceder o título de cidadão honorário ao presidente brasileiro foi votada com urgência, e a população só soube do processo graças a Vanessa Camani, vice-presidente do Partido Democrático na região, que publicou um post em suas redes sociais.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.