Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cidades

Autazes tem maior número de focos de incêndio

Segundo o Ibama, os incêndios são provocados pelo uso inadequado do fogo em áreas de agropecuária e que se estende para áreas de vegetação.

Autazes tem maior número de focos de incêndio

Ramal do Purupuru - Autazes (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Manaus (AM) – Os municípios de Autazes, Careiro e Borba possuem os maiores índices de focos de incêndios florestais, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Autazes, cidade da Região Metropolitana de Manaus, é onde concentra o maior número de focos de queimadas.

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dos 504 focos de incêndio identificados em 36 municípios, entre terça-feira e esta quarta-feira (11), 105 são em Autazes. Em segundo na lista, aparece Careiro, com 50 focos. Ou seja, Autazes tem mais do dobro de focos de incêndio em relação ao segundo município com mais registros.

(Fonte: Inpe/Divulgação)

Todos esses focos de incêndio resultaram na extensa nuvem de fumaça que encobriu Manaus e municípios vizinhos nesta quarta. A capital chegou a atingir o maior índice de poluição do ar (551 IQA), conforme o AQICN, site que monitora a qualidade do ar em mais de 100 países. O índice atingido é considerado perigoso para a saúde.

Focos de incêndio (Fonte: Nasa/Divulgação)

O superintendente regional do Ibama, Joel Araújo, disse que brigadistas atuam para extinguir os focos de incêndio. “A fumaça que recobre a cidade de Manaus está vindo da Região Metropolitana, particularmente, dos municípios de Autazes e Careiro. Nós, como Ibama, temos 45 brigadistas atuando no grande incêndio florestal, o maior da região, no município de Careiro”, disse.

Joel Araújo disse que a ação é uma tentativa de colaborar com a diminuição da fumaça que está sendo carregada pelas massas de ar para Manaus.

“A fumaça é provocada em grande parte pelo uso inadequado do fogo em áreas de agropecuária e que se estende para áreas de vegetação. A gente pede que toda sociedade, todos os moradores dos municípios de Autazes e Careiro tomem muito cuidado com o uso do fogo”, concluiu Joel Araújo.

LEIA MAIS: