Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

Auxílio Manaura: após nomes inusitados, prefeitura diz que CPF é que vale; lista passa por análise

De acordo com a prefeitura, todos os 40 mil cadastros aprovados têm informações fotográficas do RG e CPF, validando a inscrição

Auxílio Manaura: após nomes inusitados, prefeitura diz que CPF é que vale; lista passa por análise

Foto: divulgação

Após nomes inusitados serem divulgados na lista de aprovados no Programa do Auxílio Manauara, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) esclareceu o procedimento para o cadastro e aprovação da população ao benefício. Além disso, a lista com mais de 40 mil cadastros passa por análise minuciosa.

 

A Semasc, que é responsável por organizar o programa, explica que o cadastro seleciona pessoas pelo CPF, ignorando erros de digitação em nomes. Também aponta possível erro do corretor ortográfico no momento do cadastro para alterações nos nomes.

Leia mais: Entre aprovados no Auxílio Manauara estão nomes de ‘Brocólis Rosane’ e ‘Malandra dos Santos’

Em nota, a Secretaria afirma que o processo de cadastramento funciona de maneira autodeclaratória, ou seja, de total autoria da pessoa que cria o cadastro no momento que realiza a inscrição.

 

“A Semasc esclarece que, como a verificação do cadastro é feita com base no número do CPF, mesmo que haja erro de digitação no nome, o cadastro do beneficiário será aprovado se o CPF estiver OK junto à Receita Federal. Ademais, os sobrenomes apareceram escritos corretamente, o que ajudou na correta identificação dos beneficiários”, diz.

 

A pasta também aponta que em alguns casos, os erros nos nomes provavelmente aconteceram por conta do cadastro ter sido realizado por meio de aplicativo, no celular.

 

“Em alguns nomes, o corretor ortográfico do aparelho celular pode ter interpretado o nome próprio como um “erro de digitação” e feito automaticamente a “correção”, resultando nos nomes errados que apareceram”, argumenta.

‘Pente-fino’

A Prefeitura de Manaus informou, ainda, que iniciou um levantamento para identificar inconsistências relacionadas aos nomes.

“Durante a análise foi constatado que nomes como “Acidente dos Santos Ferreira”, na verdade é “Audirene dos Santos Ferreira”; “Brócolis Rosane de Souza” é “Neocília Dozane de Souza”; “Malandra dos Santos Sidou” é “Nayandra dos Santos Sidou”; “Surdo Souza Pereira” é “Suedi Souza Pereira”; entre outros nomes que foram inseridos de forma equivocada pelos declarantes.”, afirma.

De acordo com a prefeitura, todos os 40 mil cadastros aprovados têm informações fotográficas do RG e CPF, validando a inscrição.