Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Brasil

Bahia já tem 20 mortos e mais de 60 mil desabrigados

116 municípios da Bahia já foram afetados pelas chuvas, que deixaram mais de 60 mil desabrigados e 358 pessoas feridas

Bahia já tem 20 mortos e mais de 60 mil desabrigados

Foto: Isac Nobrega

ILHÉUS, BA – Subiu para 20 o número de mortos devido às fortes chuvas que caem sobre o sul do Bahia. Mais de 470 mil pessoas estão sendo afetadas nos 116 municípios baianos. 100 deles estão em situação de emergência.

Ao todo, 31,4 mil pessoas estão desabrigadas, 31,3 mil estão desalojadas, e 358 pessoas estão feridas, totalizando 471.009 pessoas afetadas, de alguma forma, pela catástrofe natural. Os números foram atualizados pelo governo da Bahia nessa segunda-feira (27), conforme as prefeituras municipais.

As mortes mais recentes foram registradas em Itabuna: uma mulher de 33 anos, que foi vítima de desabamento, e um homem, de 21 anos, levado pela correnteza. Os municípios da Bahia que têm mortes registradas pela catástrofe natural são Amargosa, Itaberaba, Itamaraju, Jucuruçu, Macarani, Prado, Ruy Barbosa, Itapetinga, Ilhéus, Aurelino Leal e Itabuna.

Leia mais: Chuvas fortes causam 17 mortes na Bahia e deixam 4,2 mil pessoas desabrigadas

Municípios do Oeste da Bahia também estão sob situação de emergência, além das regiões de Ipiaú, Gandu e o Vale do Jiquiriçá. O governo federal tem trabalhado em coordenação com o governo estadual e as gestões municipais. Nas redes sociais, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a pasta vai enviar equipes para compor os Centros Integrados de Emergência em Ilhéus, Itamaraju e Itabuna.

Na capital, Salvador, a situação de momento é de alerta máximo. Segundo a Prefeitura, as chuvas devem continuar com intensidade fraca a moderada, e o volume de chuvas registrado na capital é seis vezes maior que o esperado para o mês de dezembro inteiro. As precipitações atingiram 355,8mm na cidade, de acordo com a estação meteorológica de Ondina, contra um volume esperado de 58,1mm.

(*) Com informações da CNN Brasil.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter