Manaus, 3 de dezembro de 2024
×
Manaus, 3 de dezembro de 2024

Cenário

Bancada amazonense repudia atentado na Praça dos Três Poderes

Adail Filho, Átila Lins, Silas Câmara e Sidney Leite não se manifestaram sobre o caso até a publicação desta matéria.

Bancada amazonense repudia atentado na Praça dos Três Poderes

(Fotos: Reprodução/Redes sociais /Facebook/ Divulgação - Assessoria)

Brasília (DF) – Na noite dessa quarta-feira (13), um homem-bomba morreu após duas explosões próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O atentado chamou atenção dos políticos de todo o país, que logo se movimentaram nas redes sociais para comentar; entre eles, a bancada amazonense.

Amom Mandel (Cidadania) usou a rede social X. Ele repostou uma publicação do jornalista Rogério Tomaz Jr., que falava das primeiras informações do atentado. O parlamentar está em Azerbaijão, onde está sendo realizada a COP29.

 

bancada-amazonense-repudia-ata

(Foto: Reprodução/Redes sociais – X)

Fausto Santos Jr. (UB) publicou uma nota de repúdio afirmando que “ataques como esses devem ser rigorosamente investigados e todas as medidas cabíveis precisam ser tomadas”.

 

(Foto: Reprodução/Redes sociais – @faustojram)

Capitão Alberto Neto repostou uma nota de repúdio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na qual o ex-mandatário afirma que o caso é um fato isolado e pediu, ainda, que “todas as correntes políticas e aos líderes das instituições nacionais para que, neste momento de tragédia, deem os passos necessários para avançar na pacificação nacional”.

 

bancada-amazonense-repudia-ata

(Foto: Reprodução/Redes sociais – @capitaoalbertoneto)

Saullo Vianna (UB) disse, em uma publicação no X, que as explosões contra as instituições públicas (STF e Câmara dos Deputados são inaceitáveis, e ameaçam diretamente a estabilidade e segurança do Brasil.

 

bancada-amazonense-repudia-ata

(Foto: Reprodução/Redes sociais – X)

Os deputados federais Adail Filho (Republicanos), Átila Lins (PSD), Silas Câmara (Republicanos) e Sidney Leite (PSD) não se manifestaram sobre o caso até a publicação desta matéria, às 10h30.

O que se sabe sobre o atentado?

No momento em que se encerrava a sessão plenária do STF, na noite dessa quarta-feira (13), foi possível ouvir duas fortes explosões, sendo uma na Praça dos Três Poderes, localizada em frente à sede do Supremo, e a outra no estacionamento da Câmara federal, com a explosão de um carro.

Um homem, identificado como Francisco Wanderley Luiz, é o autor das explosões. Ele foi candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) e apresentava sinais de transtornos mentais, conforme publicações nas redes sociais, ameaçando políticos e outras personalidades.

Segundo essas publicações na internet, foi possível identificar, ainda, que o homem-bomba não simpatizava com o Partido dos Trabalhadores (PT), tanto que teria escolhido o dia 13 de novembro para cometer o atentado.

A Polícia Federal abrirá inquérito para investigar o caso.

 

LEIA MAIS: