Brasília (DF) – A bancada do Amazonas definiu o destino de oito emendas parlamentares nessa terça-feira (3). Mais de R$ 1 bilhão deve ser enviado pela bancada federal ao estado em 2025.
Durante o encontro, os parlamentares chegaram ao consenso que a maior parte das emendas da bancada seria enviada para três setores: saúde, assistência social e infraestrutura.
O deputado federal Capitão Alberto Neto destacou a precariedade da saúde no estado, e a decisão unânime dos deputados em relação ao auxílio federal.
“A saúde do Amazonas está um verdadeiro caos, a gente precisa ajudar o nosso estado, os nossos municípios a levar saúde de qualidade para o nosso povo”, pontuou o parlamentar.
A decisão da bancada segue a nova regra imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) também reforçou a precariedade e necessidade do envio de recursos para a saúde do Amazonas.
“São investimentos importantíssimos para a nossa população principalmente para o interior. As prefeituras têm pouca capacidade de investimento e as emendas parlamentares são, de fato, o que leva investimento para o interior, para obras, para a questão da saúde”, disse o parlamentar.
Veja como ficará a definição das emendas de bancada:
- Três emendas serão divididas entre os senadores, ou seja, a decisão de onde o recurso será injetado é do parlamentar;
- Uma será destinada a Manaus, capital do Amazonas;
- Quatro seriam indicadas conjuntamente pelos oito deputados da bancada.
Dessas emendas, duas devem ser impositivas, ou seja, têm a execução obrigatória pelo governo federal. As outras duas serão direcionadas ao Ministério das Cidades e ao Fundo de Assistência Social por meio do Estado do Amazonas.
Conforme o deputado federal Silas Câmara (Republicanos), o valor destinado à capital ainda será decido nesta quinta-feira (5) pelos parlamentares.
“Será uma grande vitória para o Amazonas se nós conseguirmos contemplar, entre as emendas impositivas e não impositivas, próximo a um valor de um bilhão e duzentos mil reais”, disse Câmara.
LEIA MAIS
- Por unanimidade, STF valida decisão de Dino que liberou emendas
- Maioria do STF mantém decisão de Dino que liberou emendas
- Relator de PLP das bancadas é favorável a aumento de deputados no AM
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.