Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Entretenimento

Banda Maria vem com as outras une Carnaval e luta contra violência

A ação integra a programação de Carnaval da capital com foco na conscientização sobre a violência contra a mulher.

banda-maria-vem-com-as-outras-

(Foto: Ygson França/Sejusc)

Manaus (AM) – A 14ª edição da banda Maria Vem com as Outras acontece na sexta-feira (6), a partir das 15h, no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. O evento é promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e tem como tema “Nenhuma a Menos na Folia”.

A ação integra a programação de Carnaval da capital com foco na conscientização sobre a violência contra a mulher. Criada há 16 anos, a banda busca mobilizar o público feminino no enfrentamento à violência doméstica e divulgar serviços da rede de proteção, com oferta de informações e orientação jurídica.

O tema desta edição destaca o combate ao feminicídio e a outras formas de violência de gênero. Segundo a presidente do Cedim, Marília Freire, a proposta é reforçar que os espaços de Carnaval devem ser livres de assédio.

Violência em festas

Pesquisas citadas pela organização apontam que 80% dos brasileiros reconhecem a persistência do assédio no Carnaval. Dados também indicam que metade das mulheres já sofreu algum tipo de violência em festas do período, e sete em cada dez relatam medo de passar por essa situação novamente.

Aberto ao público e gratuito, o evento mistura marchinhas e ações educativas, com foco em respeito, igualdade de gênero e prevenção à violência.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: