Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Barcelos está sem professores de química, física, Português e Inglês

Com apenas três escolas para atender os 25.948 mil habitantes que residem no munício, as escolas estão tendo uma defasagem de profissionais

Barcelos está sem professores de química, física, Português e Inglês

Prefeita de Barcelos é condenada por improbidade administrativa (Foto: Reprodução)

Com apenas três escolas para atender os 25.948 mil habitantes que residem no município de Barcelos (distante da 401 quilômetros de Manaus), as escolas do município estão tendo uma defasagem excessiva de profissionais nas áreas de língua portuguesa e língua inglesa.

Segundo a pedagoga, Lia Gonçalves, que atua no município, existe uma ausência muito grande de professores em todas as três escolas do município. Além das áreas de língua portuguesa e língua inglesa, estão em falta também, professores nas áreas de química e física.

“Química e física também são áreas que não há professores formados na área, quem assume são os professores formados em matemática ou Biologia, assim como o de Língua Portuguesa são professores que cursaram o normal superior” informou Lia.

De acordo com Lia, a categoria já entrou em contato com a coordenadoria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para que providenciem mais profissionais da área, mas não há professores disponíveis. Diante dessa situação, eles contratam profissionais do Processo Seletivo Simplificado (PPS) de outras áreas para suprir o que falta.

“O que eles nos alegam é que mesmo havendo concurso, não há professores que passam para essas áreas e para não prejudicar os alunos, eles contratam PSS formados em áreas afins para suprir a necessidade, mas enquanto não tiver uma medida da sociedade, do governo isso continuará assim” disse.

Outro lado 

Até a publicação desse material, a Seduc não respondeu aos questionamentos sobre a defasagem de profissionais na área da educação em Barcelos.