Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Brasil

Base federal do Ibama sofre atentado de garimpeiros em terra Yanomami

Criminosos armados furaram o bloqueio montado no Rio Uraricoera e atiraram contra agentes na base do Ibama.

Base federal do Ibama sofre atentado de garimpeiros em terra Yanomami

Garimpeiros tentaram furar bloqueio da base do Ibama no rio Uraricoera (Foto: Assessoria do Ibama)

Uma base federal do Ibama, montada no território yanomami, em Roraima, foi alvo de atentado na noite de quinta-feira (23). Os criminosos tentavam levar minério extraído da terra indígena. Após troca de tiros, um foi preso pela Polícia Federal (PF), segundo nota do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A base federal foi instalada há duas semanas na aldeia Palimiú, na Terra Indígena Yanomami. Criminosos armados furaram o bloqueio montado no Rio Uraricoera e atiraram contra agentes do Ibama que haviam abordado uma das sete voadeiras, de 12 metros cada, que transportavam cassiterita. Os fiscais revidaram.

A agência ambiental pediu à PF reforço da segurança na base que é é realizada por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama.

“Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula”, disse o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

Os ataques acontecem no mesmo dia em que os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio, anunciaram a antecipação do novo fechamento do espaço aéreo sobre a terra yanomami, inicialmente previsto para maio, para o dia 6 de abril.

LEIA MAIS: