Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Economia

Black Fraude? Consumidores apontam falta de transparência nos preços

Enquanto os vendedores estão otimistas e pretendem superar as vendas do ano passado, alguns consumidores já demonstram insatisfação com as promoções

Black Fraude? Consumidores apontam falta de transparência nos preços

Lojas no centro de Manaus já expõem promoções (Foto: Carlos Bolívar)

Às vésperas da Black Friday, que inicia nesta sexta-feira, 29, muitas lojas no centro de Manaus já expõem preços e promoções. Apesar da boa expectiva do comércio, alguns consumidores que pretendem fazer compras nesse período e já começaram a observar as vitrines, reclamam da falta de informação e da pouca diferença nos preços.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), cerca de 400 lojas vão participar da Black Friday neste ano e a média de desconto é de 50%. O Amazonas1 foi até o Centro de Manaus e conversou com alguns consumidores e lojistas. 

Enquanto os vendedores estão otimistas e pretendem superar as vendas do ano passado, os consumidores demonstram insatisfação com as promoções.

“Não é um Black Friday é um Black Fraude, estão nos enganando! Mas muitos clientes que se sentirem lesados vão acionar o Procon. Não estão sabendo comunicar e os vendedores não dão nem atenção para os clientes”, disse a dona de casa Márcia Araújo.

Consumidores já estão pesquisando preços e promoções (Foto: Carlos Bolívar)

A estudante Maynara da Silva Brandão, também afirma que até o momento não encontrou nenhum produto com muita vantagem no preço. “Pretendo comprar um celular novo, mas tô pesquisando mais pela internet. Tenho acompanhado desde semana passada mas até agora não vi  muita redução de preço. Tô esperando amanhã que é o dia mesmo”, disse.

Além da insatisfação com os preços a estudante também aponta a falta transparência nas promoções. “Eles expõem o preço de forma muito subjetiva, às vezes dizem uma coisa, mas na verdade é outra”, protesta.

Contrapondo a reclamação dos consumidores, os lojistas afirmam que têm buscado uma comunicação eficaz com os clientes. O chefe de salão de uma grande loja de eletrodomésticos, Rayller Eyven, conta que há uma semana a loja vem realizando o esquenta para a Black Friday e os produtos já estão bem sinalizados.

“Nossa média de desconto é de 50% e todos os nossos produtos que estão na Black Friday estão identificados, são divulgados nos nossos encartes. O cliente vai chegar e vai poder identificar qual é o produto que está na promoção”, explicou.

Comércio inicia período de grandes promoções (Foto: Carlos Bolivar)Fiscalização

 

Fiscalização

No último dia 21, foi deflagrada a operação “Esquenta Black Friday”, em shoppings e centros comerciais de Manaus. A operação é uma parceria entre policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), com agentes do Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM) e da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec).

O objetivo é orientar consumidores e empresas sobre propagandas enganosas. Segundo o delegado Eduardo Paixão, titular da especializada, estabelecimentos comerciais foram visitados. Paixão destacou que outros lugares serão fiscalizados até a o dia 29 deste mês, dia da “Black Friday”. Conforme o delegado, essas visitas consistem em abordagens educativas para os consumidores e também empresas.

“Estamos orientando as empresas que as promoções sejam de fato honestas e não caracterizem propaganda enganosa para o consumidor. Os consumidores têm a possibilidade de registrar o preço do produto que pretende comprar e quando for na temporada da ‘Black Friday’ verificar se houve uma promoção honesta, pois se identificar propaganda enganosa estará comprovado o crime contra o consumidor”, relatou o titular da Decon.

Aos consumidores que se sentirem lesados, o Procon Manaus disponibiliza os seguintes números para denúncia:  WhatsApp pelo (92) 98842-3030, e 0800 092 0111.

(*) Com informações da assessoria