Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Política

Bloqueio dos bens de Lula é mantido em processos da Lava Jato

A defesa do ex-presidente pede a liberação do triplex, sítio de Atibaia, doações ao Instituto Lula e a sede do Instituto Lula

Bloqueio dos bens de Lula é mantido em processos da Lava Jato

Foto: Divulgação

BRASÍLIA, DF – Na última sexta-feira (17), o  juiz Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba, indeferiu o pedido da defesa de Lula e manteve o bloqueio de bens do ex-presidente.

Na decisão, o juiz afirmou que o bloqueio depende da manifestação do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em março deste ano, a defesa do petista recorreu da decisão de Bonat, que novamente havia mantido o bloqueio dos bens investigados pela Operação Lava Jato nos processo do triplex, sítio de Atibaia, doações ao Instituto Lula e a sede do Instituto.

Leia mais: Bolsonaro faz rolezinho de moto com apoiadores na manhã do Dia das Mães

Na ocasião, o juiz determinou o envio das decisões ao Supremo Tribunal Federal.

Nesta nova ação, Bonat ressaltou que Fachin deve se manifestar sobre a liberação dos bens de Lula. Sendo assim, as decisões serão executadas, independente do envio dos processos para outra vara federal.

“Em outras palavras, a discussão a respeito da necessidade de manutenção ou não das medidas constritivas que recaem sobre o patrimônio do Requerente está afetada ao Eg. Supremo Tribunal Federal, cabendo a este Juízo, por ora, e por cautela e deferência, aguardar o posicionamento do Supremo Tribunal Federal”, diz o documento.

(*) Com informações do G1