Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Boa Vista do Ramos irá receber terminais flutuantes em comunidade rural

Terminal irá beneficiar mais de três mil moradores da comunidade Menino Deus do Rio Curuçá.

Boa Vista do Ramos irá receber terminais flutuantes em comunidade rural

Prefeito de Boa Vista do Ramos, Eraldo Trindade, e secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima (Foto: Divulgação/Seinfra)

Boa Vista do Ramos (AM) – O Termo de Cessão de Uso de um terminal flutuante para a comunidade Menino Deus do Rio Curuçá, em Boa Vista do Ramos (271 quilômetros de Manaus), foi assinado entre a Prefeitura Municipal do Município e a a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) nesta sexta-feira (7).

O documento, firmado pelo secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, e pelo prefeito de Boa Vista do Ramos, Eraldo Trindade, cede a estrutura portuária para utilização pela comunidade, levando benefícios à população ribeirinha do local.

O terminal faz parte de um projeto do Governo do Amazonas, que contempla a fabricação de 31 unidades para atender o interior do estado. Ao todo, 28 terminais flutuantes já foram entregues, com investimento superior a R$ 40 milhões.

Com população estimada em três mil habitantes, a comunidade rural Menino Deus do Rio Curuçá é a maior do interior de Boa Vista do Ramos e por ela passa um grande número de pessoas todos os dias, sendo, portanto, um ponto estratégico como rota de escoamento da produção agropecuária do entorno, para acesso à zona urbana do município e abastecimento da capital, Manaus.

Estrutura

Os terminais flutuantes possuem estruturas com 168 m², capacidade de carga de 20 toneladas, iluminação em LED e energia solar, ou seja, não será necessário nenhum tipo de fiação para sua utilização.

Além disso, são compostos por boias, perfis alocados no sentido transversal e longitudinal, e um convés, todos em aço. Conta também com instalação de uma cobertura de 8,20 metros por 10 metros, com cinco tesouras apoiadas e 10 pilares metálicos, e piso antiderrapante.

Para o secretário estadual de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, os terminais flutuantes levam desenvolvimento social e econômico para a população.

“Estamos determinados a levar, com estas obras, cada vez mais benefícios a toda população, promovendo a segurança no transporte de mercadorias e pessoas e, com isso, proporcionando condições para o desenvolvimento econômico e social de todas as pessoas que fazem uso das obras do Governo do Amazonas”, destacou.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: