Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Política

Bolsonaro afirma que está ‘empenhado em proteger os brasileiros na Ucrânia’

Martins disse que além do presidente, o Estado Brasileiro também está vigilante, porém segue os princípios de não intervenção e da integridade territorial

Bolsonaro afirma que está ‘empenhado em proteger os brasileiros na Ucrânia’

Foto: Reprodução

BRASÍLIA, DF – O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República Filipe Martins afirmou, por meio do Twitter, nesta quinta-feira (24) que o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e o Estado Brasileiro acompanham “de perto” todo o conflito que envolve neste momento, Rússia e Ucrânia.

Bolsonaro, que esteve na Rússia na semana passada em encontro com o presidente Vladimir Putin, se pronunciou nas redes sociais, afirmando que a Embaixada Brasileira, em Kiev, está pronta para auxiliar cerca de 500 brasileiros que se encontram na Ucrânia.

“Estou totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia. Nossa Embaixada em Kiev permanece aberta e pronta a auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente”, escreveu ele no Twitter.

Na plataforma, Martins disse que além do presidente, o Estado Brasileiro também está vigilante, porém segue os princípios de não intervenção e da integridade territorial.

“O Presidente e o Estado Brasileiro estão acompanhando a situação de perto e envolvidos na busca de soluções em linha com a tradição brasileira de defesa do primado do direito internacional, sobretudo os princípios da não intervenção, da soberania e da integridade territorial”, escreveu o assessor.

Felipe Martins disse, ainda, que os impactos do conflito “podem ser muito nocivos para o Brasil”, influenciando, inclusive nos preços dos combustíveis e dos alimentos.

Leia mais: Ucrânia diz que 203 ataques russos foram registrados contra o país

“Tomem cuidado, sobretudo, porque os impactos do que está acontecendo podem ser muito nocivos para o Brasil, afetando nossa vida cotidiana, através dos preços de combustíveis e de alimentos, e o poder relativo do Brasil como celeiro do mundo e potência de médio porte”, disse Filipe Martins.

O assessor de Assuntos Internacionais do governo de Bolsonaro ainda escreveu que o momento é de agir com cautela, pois o assunto não é uma discussão de futebol e muito menos de Big Brother Brasil.

“É hora de fazer economia de opinião, buscar compreender a situação em termos factuais em vez de agir como se estivéssemos falando de futebol ou de BBB, e agir com cautela, orientando-nos pelo primado do direito internacional e não pelas preferências políticas do momento”, .

Além disso, Filipe Martins ainda criticou a imprensa, afirmando que tem visto “erros factuais sendo reproduzidos”, com a divulgação de fotos e vídeos falsos sobre os ataques da Rússia à Ucrânia.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.