Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Política

Bolsonaro ameaça usar Forças Armadas contra governadores: ‘Temos um plano’

Presidente volta a ameaçar o uso das Forças Armadas para acabar com lockdown e fechamento de comércios em todo o Brasil.

Bolsonaro ameaça usar Forças Armadas contra governadores: ‘Temos um plano’

Foto: Agência Brasil

MANAUS, AM –  O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira que tem um plano para convocar as Forças Armadas e impedir que governadores e prefeitos continuem decretando lockdown como medida para combate aos efeitos da pandemia. A declaração dada em entrevista em Manaus voltou a causar polêmica. “O que eu me preparo, não vou entrar em detalhes… O caos no Brasil. Já falei que essa política do lockdown, do toque de recolher, essa política de ‘fique em casa’… Isso é um absurdo. Se tivermos problemas, nós temos um plano de entrar em campo.”

Leia mais: Gafes, apoio a Pazuello e vaias: saiba como foi a visita de Bolsonaro a Manaus

Não é a primeira vez que o presidente ameaça usar o que ele chama de “nosso exército”. Bolsonaro critica constantemente as medidas de isolamento e fechamento de atividades econômicas Brasil à fora. “Eu sou o chefe supremo das Forças Armadas. O nosso Exército, as nossas Forças Armadas, se precisar, nós iremos para as ruas. Mas não para manter o povo dentro de casa, e sim para restabelecer todo o artigo 5º da Constituição. Se eu decretar isso, vai ser cumprido este decreto. Então, as nossas Forças Armadas podem ir para a rua um dia, sim, dentro das quatro linhas da Constituição, para fazer cumprir o artigo 5º, direito de ir e vir, acabar com essa covardia de toque de recolher, garantir o direito ao trabalho, liberdade religiosa de culto, para cumprir tudo aquilo que está sendo descumprido por parte de alguns governadores e alguns poucos prefeitos.”