Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Política

Bolsonaro culpa acionistas da Petrobras por alta dos combustíveis: ‘lucro absurdo’

'Nós somos autossuficientes em petróleo, não justifica isso aí', destacou o presidente

Bolsonaro culpa acionistas da Petrobras por alta dos combustíveis: ‘lucro absurdo’

Foto: Alan Santos/PR

Brasília, DF – Em entrevista para a Jovem Pan, o presidente Jair Bolsonaro culpou os dividendos da Petrobras pela alta no preço dos combustíveis no Brasil. O presidente ainda aproveitou o espaço no programa para criticar a política de preços da estatal e apontou as regras como “equivocadas”.

“Os dividendos são, no meu entender, absurdos. R$ 31 bilhões em três meses. Eu não quero na parte da União ter esse lucro fantástico”, afirmou. O presidente ainda disse que a culpa no alto valor pago pelos brasileiros nos postos de combustíveis é por conta da política de preços internacional.

“Nós somos autossuficientes em petróleo, não justifica isso aí. Não podemos ficar escravizados ao preço lá de fora”, afirmou, sobre o alinhamento dos reajustes de preços no Brasil à variação do petróleo no mercado internacional. “Lucro da Petrobras, ao longo dos anos, grande parte vai para acionistas”, destacou.

Leia mais: Bolsonaro defende PEC dos Precatórios para pagar Auxílio Brasil

Durante o encontro com a cúpula de líderes do G20, em Roma no último sábado (30), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a Petrobras “é um problema” e que seu governo está “quebrando monopólios”, o que tem gerado uma “reação muito grande”.

A afirmação foi feita por Bolsonaro em conversa com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. “Petrobras é um problema. Mas nós estamos quebrando monopólio. Reação muito grande. Até há pouco tempo, era uma empresa de um partido político. Nós tiramos”, afirmou Bolsonaro, ao ser indagado por Edorgan sobre a estatal.

(*) Com informações do Correio Braziliense

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter