Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Política

Bolsonaro diz que ‘o que Alcolumbre está fazendo não se faz’

Marcação da data da sabatina de Mendonça é de responsabilidade de Davi Alcolumbre, que preside a Comissão de Constituição e Justiça

Bolsonaro diz que ‘o que Alcolumbre está fazendo não se faz’

Foto: Divulgação

BRASÍLIA, DF – O presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) criticou a postura do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) em não marcar a sabatina do ex-Advogado Geral da União, André Mendonça. Mendonça foi indicado em 19 de agosto pelo presidente para ocupar a vaga do ministro Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Bolsonaro, que deu a declaração no último domingo, é Alcolumbre que não permite que a sabatina aconteça. O amapaense preside a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), responsável por avaliar os pedidos e dar o parecer favorável ou contrário à nomeação.

“Três meses lá no forno o nome do André Mendonça. Quem não está permitindo é o Alcolumbre, uma pessoa que eu ajudei na eleição dele. Depois pediu apoio para eleger o (Rodrigo) Pacheco (DEM-MG) (presidente do Senado), e eu ajudei. Teve tudo que foi possível durante dois anos comigo. De repente ele não quer o André Mendonça”, afirmou.

Bolsonaro salientou que quem tem que tomar a decisão sobre querer ou não Mendonça no STF é o plenário do Senado, e que se Alcolumbre quiser, ele pode indicar dois ministros em 2023, quando devem abrir duas novas vagas para a corte.

Leia mais: Alcolumbre teria pago mesada a ex-funcionária do TRE-AP a pedido de desembargador

“Quem pode não querer é o plenário do Senado, não é ele. Ele pode votar contra. Agora o que ele está fazendo não se faz. A indicação é minha. Se ele quer indicar alguém para o Supremo, ele pode indicar dois. Ele se candidata a presidente no ano que vem. No primeiro semestre de 2023, tem duas vagas para o Supremo, ele pode indicar dois [ministros] para o Supremo”, declarou Bolsonaro.

(*) Com informações da CNN Brasil.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.