Manaus, 13 de dezembro de 2024
×
Manaus, 13 de dezembro de 2024

Coluna AM1

Bolsonaro é vítima de perseguição política ou é um verdadeiro vilão de novela?

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta sexta-feira (22) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Bolsonaro é vítima de perseguição política ou é um verdadeiro vilão de novela?

Vilão ou mocinho?

Após ser indiciado pela Polícia Federal (PF), por tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de Direito e organização criminosa, Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão e ficar até mais de 30 anos inelegível. Na sua opinião, Bolsonaro é vilão ou mocinho? Estaria o ex-presidente sendo alvo de perseguição política?

Inelegibilidade

Bolsonaro já foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral. Além disso, o ex-presidente também é alvo de outras investigações no Supremo Tribunal Federal (STF). Hoje, com 69 anos, caso seja condenado a pena de 28 anos de prisão, acrescentados 8 anos de inelegibilidade em razão da aplicação de punição prevista na Lei da Ficha Limpa; o ex-presidente só ficaria elegível em 2061, quando teria 106 anos.

‘Ele é vítima’

Para aliados, Bolsonaro é vítima de perseguição política. Capitão Alberto Neto (PL) pediu que o correligionário e os demais indiciados pela PF tenham força. Para o deputado federal, o povo brasileiro não credita em falsas narrativas criadas pelo sistema, que ele [Alberto Neto] chama de criminoso. Já o compadre de Bolsonaro, Coronel Menezes (PP), avalia que em dois anos foram criadas inúmeras narrativas, mas todas frustradas. Para ele, está evidente o desespero dos rivais em incriminar o ex-presidente.

Insegurança

O vídeo de um homem afirmando ter tido objetos do carro furtados no estacionamento do Amazonas Shopping tem chamado a atenção dos internautas nas redes sociais. O homem, que se apresenta como vítima da situação, alega que os criminosos conseguiram destravar e depois travar o carro. Já tem mais de 24 horas que o Portal AM1 pediu um posicionamento da assessoria de imprensa do shopping, mas até agora, nada. Nossos leitores aguardam um posicionamento do centro de compras, afinal, o Amazonas Shopping é um espaço privado, que oferta segurança armada e com auxílio de videomonitoramento. E não podemos esquecer: o cliente paga R$ 12 pelo estacionamento, que deveria ser seguro.

Nova casa

A 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ainda não terminou, mas já tem vereador eleito fazendo o reconhecimento da área. É o caso de Rodrigo Sá (PP), que, nesta sexta-feira (22), esteve na futura casa a fim de prestigiar a homenagem ao amigo Flávio Antony com a “Medalha de Ouro Cidade de Manaus”. Rodrigo é um dos 13 nomes novos que devem renovar parte da Casa em janeiro de 2025.

Em busca de um lar

Por falar em casa nova, a vereadora Glória Carratte (PSB) está à procura de uma. Após perder a eleição para o 7º mandato consecutivo, ela está arrumando as malas e deixará a casa onde morou por 24 anos. Ela já afirmou ao Portal AM1 que planeja curtir a aposentadoria em viagens ao lado do esposo, filhos e netos, mas a intensa movimentação dela junto ao Governo do Amazonas dão indícios de que ela pode estar longe de aposentar as chuteiras. Se seguir o exemplo de Belarmino Lins, Glória continuará atuando na vida pública, mas agora, como secretária de governo. Nesta sexta, por exemplo, ela estava na CMM toda sorridente posando ao lado do secretário Flávio Antony, titular da Casa Civil do Governo do Amazonas.

A corda pele

Uma recente pesquisa do instituto Datafolha, divulgada esta semana, revela que 57% dos brasileiros discordam que brancos e negros têm chances iguais no trabalho. Para 75%, a cor influência o tratamento social. Entre pretos, pardos e brancos, os números variam, mas a percepção de desigualdade é majoritária. E para você, a cor da pele é um fator determinante para alcançar o sucesso?

 

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI