Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Política

Bolsonaro pede anulação de votos em parte das urnas usadas no segundo turno

A auditoria contratada pelo PL afirma que houve o mau funcionamento de 5 modelos de urnas

Bolsonaro pede anulação de votos em parte das urnas usadas no segundo turno

Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, junto ao presidente da República Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/Youtube)

BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, entraram com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir a anulação de votos feitos em alguns modelos de urnas eletrônicas. O relatório alega “desconformidades irreparáveis no funcionamento das urnas”.

A auditoria contratada pelo PL garante o mau funcionamento das urnas de modelo UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015, gerando incertezas nos dados, segundo explicação do advogado que move a ação, Marcelo Luiz Ávila de Bessa.

Leia mais: PEC do Estouro: texto definitivo deve ser apresentado nesta terça-feira

Os supostos problemas teriam sido registrados nos arquivos “logs de urna”, que configuram “verdadeiro código de identificação da urna eletrônica”.

“Todas as urnas dos modelos de fabricação UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015 apontaram um número idêntico de LOG, quando, na verdade, deveriam apresentar um número individualizado de identificação”, afirma a representação. Os modelos em questão somam 352.125 urnas.

“Nos arquivos que não contêm o código de identificação da urna eletrônica correto, é impossível correlacionar, univocamente, os dados ali registrados com os eventos realmente ocorridos no mundo fático, sejam eles votos ou intervenções humanas”, diz o documento.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de nota assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, declarou: “As urnas eletrônicas apontadas na petição inicial foram utilizadas tanto no primeiro como no segundo turno das eleições de 2022, assim sob pena de indeferimento da inicial deve a autora aditar a petição inicial para que o pedido abranja ambos os turnos das eleições no prazo de 24 horas”.