‘Bolsonaro quer destruir a Zona Franca de Manaus’, dispara Lula

A Zona Franca vive uma batalha jurídica após decretos federais atingirem os incentivos fiscais
Gabriela Alves – Portal AM1
Publicado em 23/06/2022 16:50

MANAUS – Em entrevista a uma rádio local nesta quinta-feira (23), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) quer destruir a Zona Franca de Manaus (ZFM). O petista defendeu a manutenção dos benefícios tributários para empresas do Polo Industrial de Manaus.

“Ele [Bolsonaro] quer destruir a Zona Franca da Manaus”, declarou. Segundo Lula, os decretos federais assinados pelo presidente mostram que ele “não conhece o Brasil”. O petista afirmou que Bolsonaro “não sabe a importância da Zona Franca de Manaus para a sobrevivência do povo desse estado”.

Lula, que é o principal adversário de Bolsonaro nas eleições deste ano, também disse que em um possível governo, a ZFM “vai ficar do jeito que estava” e que tem que ser “tratada de forma especial” para atrair mais empresas e gerar mais empregos.

Leia mais: PGR acata pedido da bancada do Amazonas para manter suspensa a redução do IPI

A Zona Franca vive uma batalha jurídica após decretos federais atingirem os incentivos fiscais. Os decretos reduziram o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para todo o país. Segundo especialistas e a bancada federal do Amazonas, isso fará com que a ZFM deixe de ser interessante para a indústria.

Leia mais: Guedes falta à reunião sobre IPI e bancada do AM reage: ‘inimigo dos amazonenses’

Compartilhar:
Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

+ NOTÍCIAS