Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cenário

Guedes falta à reunião sobre IPI e bancada do AM reage: ‘inimigo dos amazonenses’

A Comissão esperava que Guedes esclarecesse os motivos da não edição dos decretos do Governo Federal que reduziram o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para todo o país

Guedes falta à reunião sobre IPI e bancada do AM reage: ‘inimigo dos amazonenses’

Foto: Divulgação

BRASÍLIA – O ministro da Economia Paulo Guedes não compareceu a audiência marcada para esta quarta-feira (1) com membros da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara Federal. Na reunião, a Comissão esperava que Guedes esclarecesse os motivos da não edição dos decretos do Governo Federal que reduziram o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para todo o país.

O decreto zerou alíquotas do Polo de Concentrados que afetam diretamente as vantagens comparativas das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus. Representantes da Comissão, se sentiram desrespeitados pelo ministro.

Leia mais: TRE-AM nomea juízes que irão atuar nas Propaganda Eleitoral das eleições 2022, em Manaus

“Estou indignado com a ausência do ministro. Um claro desrespeito à Câmara Federal, à Comissão de Indústria e Comércio e um descaso à Zona Franca de Manaus e ao país” disse o deputado federal Zé Ricardo (PT/AM), que informou que um novo requerimento será apresentado ainda hoje ao ministro.

Segundo Zé Ricardo, o ministro fugiu do debate e mentiu na nota que enviou à Comissão, por meio da Assessoria Especial de Relações Institucionais, dizendo que a liminar concedida pelo STF suspendeu a redução de IPI para todo o país.

A Comissão rebate e destaca que a Ação no Supremo é somente para proteger os produtos fabricados em Manaus.

“Vamos convocá-lo, porque deve explicações à população. Foi tudo de forma premeditada. O ministro é inimigo do Amazonas. Continuaremos em constante defesa da Zona Franca, dos empregos, da economia do Estado, da UEA e do meio ambiente”, pontuou Zé Ricardo.

Para o deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), “a ausência do ministro na audiência nos tirou a oportunidade de questionar que benefícios os outros estados tiveram com a redução do IPI de motos e ar condicionado, por exemplo, se não existe uma única moto ou aparelho de ar condicionado fabricados no Brasil fora da ZFM”, frisou Marcelo Ramos.

Marcelo Ramos destacou ainda, “sem preservar o que produzimos em Manaus, o ministro retira empregos do Brasil e os transfere para a China, concorrente da ZFM”.

“Guedes é inimigo dos amazonenses e do povo brasileiro, em especial dos mais pobres”, disse ainda Marcelo Ramos que também classificou a ausência do ministro como uma falta de respeito aos parlamentares da bancada amazonense.

“Os membros dessa comissão foram sensíveis ao pedido do líder do governo para transformar a convocação de Paulo Guedes – o que o obrigaria a comparecer à audiência, em convite. Mas, infelizmente, palavra é algo que vale pouco, principalmente quando vem do governo e de seus interlocutores”, disse Marcelo Ramos que classificou Guedes como “ministro recordista em inflação desde o Plano Real”.

O senador Omar Aziz (PSD-AM), mesmo não sendo integrante da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara, se solidarizou com os deputados e disse que o ministro “está com receio, porque não será defendido por ninguém, uma vez que os governistas atribuem a ele [Paulo Guedes] o desgaste do governo perante a inflação e a fome”.