Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Borba: empresa contratada por Simão usa ônibus precário para transporte escolar

Um pai de aluno divulgou vídeo nas redes sociais criticando a falta de fiscalização da secretaria e dos vereadores de Borba.

Borba: empresa contratada por Simão usa ônibus precário para transporte escolar

(Foto: Redes Sociais/Reprodução)

Manaus (AM) – Com contrato global de R$ 3,3 milhões, a empresa Liandro Lima Barros, de CNPJ 29.927.940/0001-02, tem usado ônibus precário para transportar professores e alunos na área rural do município de Borba, segundo moradores.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um morador identificado apenas pelo apelido “Tabaco” mostra a situação do veículo que atende a localidade, que ficou “no prego” no meio do caminho.

“Esse aqui é o ônibus, primeira viagem que está vindo trazer os professores para avisar quando vai começar a aula, já está no prego. Os professores foram andando embaixo de chuva”, relatou o morador.

Em seguida, o homem anda na direção lateral do ônibus, mostrando a lataria do veículo cheia de buracos na parede. Quando chega na parte traseira, o homem mostra que não há para-choque, que, aparentemente, foi arrancado e não teve manutenção.

“Agora, na eleição, vão vir na porta da gente dizer que a prioridade é a Educação. É essa aqui a educação que querem dar para os nossos filhos? Nós temos nove vereadores e nenhum desses vagabundos fazem nada. Não é dizer que eu tenho raiva deles, eu não tenho raiva, mas eles são os parlamentares para fiscalizar. Ninguém fiscaliza nada e o pau desgalha na costa do prefeito”, disse.

O homem afirmou, ainda, que o prefeito Simão Peixoto (MDB) tem colocado pessoas incompetentes [para trabalhar na prefeitura] e alerta o restante da população de Borba para a eleição deste ano para renovar a Câmara Municipal e a prefeitura.

“Eu peço ajuda, se não eu vou ser preso, porque eu vou queimar o ônibus se continuar dando prego.  Como é que a prefeitura aluga um ônibus deste que está caindo os pedaços? Um cara desses não serve para alugar ônibus”, disse.

Resposta da Semed de Borba

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Borba (Semed) informou que não procede a denúncia de que um ônibus antigo estaria sendo utilizado para fazer o transporte de alunos na zona rural do município.

Segundo a secretaria, “o veículo foi usado apenas por um motorista para informar a data de uma reunião da gestora da Escola Municipal São Raimundo com os pais e responsáveis, onde será apresentado o calendário letivo”. A nota diz, ainda, que o veículo que apresentou problemas será retirado de circulação.

A assessoria disse que, por solicitação do prefeito Simão Peixoto, durante reunião em Brasília, o senador Eduardo Braga (MDB) destinou emenda para aquisição de dois ônibus novos, sendo um deles com acessibilidade para atender aos alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Sobre a licitação no valor de R$ 3,3 milhões envolvendo a empresa Liandro Lima, a assessoria informou que pagamento será para o serviço de transporte escolar fluvial e terrestre durante o ano de 2024. Disse, ainda, que a empresa vai colocar à disposição do município outros dois ônibus em boas condições para fazer o transporte de mais de 1.800 alunos das áreas indígenas, rurais e urbanas. Os serviços começam a ser prestados a partir do mês de março.

O contrato foi publicado no Diário Oficial da Associação Amazonense de Municípios (AAM) no dia 22 de novembro de 2023.

empresa-contratada-por-simao-u

(Fonte: Diário Oficial/AAM)

LEIA MAIS: