Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cenário

Braga e Omar estão entre os 100 ‘cabeças’ no Congresso

Os parlamentares estão entre os sete senadores da região Norte a ingressar na lista; Omar entrou pela 1ª vez.

Braga e Omar estão entre os 100 ‘cabeças’ no Congresso

Senadores (Foto: Reprodução/ facebook)

Manaus (AM) – Os senadores pelo Amazonas, Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), conquistaram posições notáveis como “100 Cabeças do Congresso Nacional”. Omar Aziz, em sua primeira aparição nesse ranking, evidencia seu impacto político em ascensão.

A pesquisa, divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) neste domingo (1°), destaca a influência e atividade dos parlamentares.

A pesquisa leva em consideração a participação em debates, elaboração e aprovação de projetos de lei, bem como seu papel nas principais discussões políticas do país.

Nas redes sociais, Braga comemorou ao aparecer pela 10ª vez na lista e – atribuiu a conquista aos amazonenses . A pesquisa é feita anualmente e inclui senadores e deputados federais.

“Fazer parte da pesquisa realizada anualmente pelo […] DIAP é uma honra que atribuo aos cidadãos amazonenses, com quem caminho há mais de 40 anos, desde o mandato de vereador de Manaus (AM) até hoje, no @senadofederal. Muito obrigado, Amazonas”, expressou o parlamentar.

Braga (Foto: Reprodução/redes sociais/Braga)

Primeira vez

O senador Omar Aziz, conhecido por sua trajetória política e atuação destacada em diversas comissões parlamentares, é agora reconhecido nacionalmente como um dos líderes mais influentes do Congresso, como publicado em suas redes sociais, mas apagada em seguida [ele escreveu “mais uma vez”, sendo que esta é a primeira vez do político na lista].

“Fui apontado mais uma vez como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional,  agora pelo DIAP.  Agradeço, é claro, o reconhecimento, mas estou apenas cumprindo o papel pela qual foi eleito pelo povo do Amazonas”, destacou ele.

Omar postou em suas redes sociais, mas apagou em seguida (Foto: Instagram/Omar)

Protagonismo

O reconhecimento de Aziz e Braga nesta edição atesta não apenas o prestígio individual dos senadores, mas também a representatividade do Amazonas no cenário político nacional.

Vale destacar que ambos são aliados do atual presidente do Brasil, Lula (PT). Braga, inclusive, já foi ministro no governo petista, no mandato de Dilma Rousseff (PT).

Todo esse protagonismo é benéfico para o Amazonas, pois os parlamentares são “pontes” entre os governos estadual e municipal junto o governo federal.

Norte

Os parlamentares estão entre os sete senadores mais influentes da região Norte.  O estado, junto com o Amapá e Tocantins, têm 2 senadores cada nos “Cabeças” do Congresso Nacional 2023.

O Estado de Roraima tem apenas 1 senador na edição. Nenhum deputado federal do Norte entrou para o seleto grupo dos parlamentares mais influentes.

Foto: DIAP

“E os Estados do Acre, Pará e Rondônia não têm nem deputado federal nem senador nesta edição dos “Cabeças” 2023”, segundo resultado divulgado.