Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Com Omar e Braga, Amazonas ganha protagonismo nacional no governo Lula

Os senadores do Amazonas estão à frente de importantes apostas do governo federal.

Com Omar e Braga, Amazonas ganha protagonismo nacional no governo Lula

(Foto: Agência Senado)

Manaus (AM) – Com parlamentares assumindo lideranças de importantes assuntos para o país, o Amazonas vem ganhando cada vez mais protagonismo nacional, principalmente no atual governo Lula.

Atualmente, o Amazonas tem dois representantes à frente de duas grandes comissões: Omar Aziz (PDS) no arcabouço fiscal, que estabelece novas regras para a gestão das contas públicas, e Eduardo Braga (MDB) na reforma tributária, que tem relação direta com a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Inclusive, a proposta foi aprovada na Câmara e não afetou o modelo econômico do Amazonas, mantendo a segurança jurídica que garante a competitividade por meio das vantagens econômicas que atraem indústrias e investidores para a região. Além disso, a reforma aprovada também estabelece um fundo para desenvolver a economia nos municípios do interior.

Na eleição de 2022, Omar e Eduardo declaram apoio a Lula, inclusive, Eduardo foi o candidato do agora presidente (Lula) ao Governo do Amazonas, mas acabou não saindo vitorioso do pleito.

No caso de Braga, não é de agora que o senador tem destaque nacional; já que foi líder do governo da presidente Dilma Rousseff no Senado – de março de 2012 – a dezembro de 2014. Logo depois, foi anunciado como ministro de Minas e Energia.

Omar Aziz, por sua vez,  foi o presidente da CPI da Covid, no Senado, em 2021, responsável por apurar ações e omissões do governo federal e eventuais desvios de verbas federais enviadas aos estados para o enfrentamento da pandemia.

O cientista político Helso Ribeiro salientou que Omar e Braga estão sempre entre os cabeças do Congresso Nacional.

“O senador Omar Aziz presidiu a Comissão de Assuntos Econômicos, uma comissão importante, isso na legislatura retrasada. E presidiu a CPI da Covid, que teve um uma visibilidade nacional. O senador Eduardo Braga é líder do MDB no Senado, que historicamente é o partido que teve em todos os centros decisórios dos últimos, eu diria, quarenta anos. Para o Amazonas, é interessante tanto um quanto o outro ter esse protagonismo”, disse.

Esse destaque, conforme Helso, pode ajudar o Amazonas, principalmente a Zona Franca de Manaus, agregando forças com os representantes do Estado na Câmara dos Deputados e com o governador Wilson Lima.

LEIA MAIS: