Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Economia

Brasil e Argentina estudam criação de moeda única

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esta na Argentina e deve se reunir com outros líderes da América Latina

Brasil e Argentina estudam criação de moeda única

Presidente da Argentina, Alberto Fernández, e Lula (Foto: Divulgação/ Argentine Presidency)

BRASIL – O jornal britânico Financial Times afirmou que o Brasil e a Argentina devem analisar a criação de uma moeda comum do Mercado Comum do Sul (Mercosul), durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país.

De acordo com a reportagem, o plano seria impulsionar o comércio e reduzir a dependência do dólar. No entanto, os países continuariam usando paralelamente suas moedas locais: o peso e o real.

Além disso, a ideia deve ser discutida em uma cúpula em Buenos Aires, nesta semana. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está na Argentina e deve se reunir com outros líderes da América Latina. A sugestão brasileira é que a moeda se chame “sur”.

A ideia, conforme o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, é um projeto bilateral entre as maiores economias da América do Sul e seria apresentado aos outros países da América do Sul como um “convite”.

“Haverá uma decisão de começar a estudar os parâmetros necessários para uma moeda comum, que inclui desde questões fiscais até o tamanho da economia e o papel dos bancos centrais”, disse. “Não quero criar falsas expectativas. É o 1º passo de um longo caminho que a América Latina deve percorrer”, afirmou Massa.

LEIA MAIS:

(*) Com informações do Poder 360