Brasileira inova e cria produto capaz de remover agrotóxicos de alimentos

O produto criado pela química brasileira consegue remover até 85% dos metais presentes nos agrotóxicos
Da Redação – Portal AM1
Publicado em 01/04/2022 05:00
Foto reprodução

Um dos grandes problemas nos alimentos como vegetais e frutas é o uso em excesso de agrotóxicos e, visto isso, a química Taynara Alves, brasileira recém-formada em Gestão de Negócios e Inovações pela Fatec, criou um produto capaz de tirar agrotóxicos dos alimentos.

O produto, nominado Puro e Bom, é capaz de remover até 85% dos metais pesados e substâncias químicas de agrotóxicos em uma limpeza mais profunda.

A ideia surgiu durante as aulas da graduação e acabou virando seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e agora se torna um potencial na área.

Taynara também venceu o concurso da Start Ambev com o produto; concurso conta com mais de 2 mil concorrentes.

Um aporte de 50 mil reais foi destinado para o desenvolvimento do produto, além de ganhar uma mentoria na área de atuação.

A jovem ainda participa da Vai Tech, um programa de aceleração da Prefeitura de São Paulo.

O caminho a ser trilhado por Taynara, agora, não ficará mais fácil, pois, ela precisa continuar desenvolvendo e atualizando seu produto que será colocado sob revisão técnica para continuar sendo eficaz aos diferentes tipos de agrotóxicos.

O Puro e Bom é vendido diretamente para pequenas empresas do segmento da alimentação saudável e seu custo gira em torno de R$ 60,00.

A produção do produto fica por conta da InQuímica, startup criada por Taynara assim que ela concluiu sua graduação em Química pela Universidade Federal do ABC.

A jovem também ressaltou a importância das boas ideias saírem do papel e irem para o mundo real.

“Cansei de ver pesquisadores brilhantes fazendo trabalhos incríveis para colocar suas publicações em bibliotecas. Falta uma visão de gestão e empreendedorismo capaz de levar as boas ideias ao mercado”, disse a idealizadora do produto.

(*) Com informações da Agência São Paulo

Compartilhar:
Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

+ NOTÍCIAS