Manaus, 15 de maio de 2024
×
Manaus, 15 de maio de 2024

Economia

‘Busca Preço’ permite economizar quase 2% na compra de material escolar

O instrumento virtual desenvolvido pela Sefaz possibilita a consulta do material escolar em toda a capital pelo espaço de tempo de sete dias

‘Busca Preço’ permite economizar quase 2% na compra de material escolar

Ferramenta de busca digital da Secretaria de Fazenda localiza os preços mais baratos em segundos (Foto: Divulgação/Sefaz)

No início do ano, uma das despesas que mais aflige os pais ou responsáveis de crianças e adolescentes em idade escolar é a compra do material para a volta às aulas. Uma das ferramentas que podem ser utilizadas para evitar o deslocamento pela cidade, e facilitar a economia, é o ‘Busca Preço’.

O instrumento virtual desenvolvido pela Secretaria do Estado da Fazenda possibilita a consulta em toda a capital pelo espaço de tempo de 7 dias.

Tomando como base uma lista contendo 14 itens, que normalmente compõem a relação solicitada pelas escolas, técnicos da Secretaria da Fazenda identificaram diferença de preços de 1.777%.

Na sexta-feira (27), os especialistas consultaram o valor dos itens: mochila, caneta, caderno de uma matéria, caderno de 10 matérias, caneta, lápis, livro didático, régua, bloco de anotações, corretivo, marca texto, apontador, borracha e estojo.

A lista completa com os valores mais baixos ficou em torno de R$ 104,54, já a mais cara atingiu o custo total de R$ 1.962,36.

A pesquisa de custo foi realizada direto no site da Secretaria de Fazenda, colocando-se individualmente o nome de cada item constante na relação de material escolar de uma rede particular de ensino, para quem está matriculado no 2°ano do ensino médio.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: