Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cidades

Fiscalização do Ipem-AM reprova seis marcas de material escolar

A fiscalização do órgão ocorreu durante toda esta semana, quando visitou 91 estabelecimentos, onde avaliou mais de 19 mil produtos

Fiscalização do Ipem-AM reprova seis marcas de material escolar

Ao todo, foram fiscalizados 19.350 produtos, destes 5.435 estavam irregulares (Foto: Divulgação/Ipem-AM)

Xeriux; Criola; Kit Escolar: DCL; LUXCEL; VMP; Maped são as seis marcas de material escolar que foram reprovadas durante a operação ‘Volta às Aulas’, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM) entre os dia 9 e 13 de janeiro.

Da lista de material escolar, foram reprovados pelo Ipem-AM, a merendeira/lancheira, bolsa infantil, giz de cera, kit escolar (lápis, borracha e apontador), estojos, compasso, marca texto, canetas esferográfica, caneta hidrográfica e tinta aquarela. Todos esses produtos estavam sem o selo do Inmetro, e não apresentavam informações obrigatórias, como a marca do produto ou razão social.

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM. A multa pode chegar a R$ 2,2 milhões.

A operação também reprovou e apreendeu outros 10 produtos por não apresentarem o selo do Inmetro e as informações obrigatórias, como: marca ou razão social.

Passaram pelo crivo do Ipem-AM as marcas Leo E Leo; Faber Castell; Farmix; Tris; Acrilex; Serelepe; Molin; BIC; Compactor.

Nos cinco dias de fiscalização, o Ipem-AM esteve em 91 estabelecimentos, onde avaliou 19.350 produtos.

Fique de olho

O órgão de fiscalização orienta aos pais quanto alguns critérios que devem ser observados na compra da lista do material escolar dos filhos e elencou uma lista com algumas dicas. Veja:

– O selo do Inmetro deve estar afixado na embalagem ou diretamente no produto;

– No caso de material vendido a granel, como: lápis, borrachas, apontadores ou canetas, a embalagem expositora com o selo do Inmetro deve estar próxima ao produto;

– Os artigos escolares devem atender às normas de segurança para a sua utilização. É importante observar as informações obrigatórias na embalagem do produto, como: CNPJ, razão social composição do produto e indicação da faixa etária;

– Guarde a nota fiscal do produto, que garante a sua comprovação de origem;

– Na ausência do selo do Inmetro, denuncie à Ouvidoria do IPEM-AM, no telefone 0800 092 2020.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: