Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Eleições 2020

Câmara Municipal de Manaus terá apenas um vereador autodeclarado negro em 2021

A eleiçao de Ivo Neto (Patriota) para a Câmara Municipal de Manaus representa apenas 2,4% do total de 41 vagas que a Casa Legislativa possui

Câmara Municipal de Manaus terá apenas um vereador autodeclarado negro em 2021

Foto: Reprodução/Facebook

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) teve apenas um candidato autodeclarado negro eleito nas eleições deste ano, o que representa 2,4% do total de 41 vagas que a Casa Legislativa possui. O candidato Ivo Neto (Patriota) foi eleito com 4.430 votos.

Leia mais: Cada voto dos 41 vereadores eleitos de Manaus custou R$ 7,97

Se apenas nestas eleições, a CMM conseguiu eleger o único vereador negro, isso quer dizer que, na última legislatura, a Casa Parlamentar seguiu sem qualquer representatividade negra.

De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todo o Amazonas contabiliza apenas 15 vereadores eleitos autodeclarados negros. Além de Manaus, eles estão divididos entre outros 14 municípios.

Leia mais: Eleição para vereadores acaba com três candidatas sem nenhum voto

Para Ivo Neto, é uma grande felicidade ser aquele que representa os negros na capital amazonense. “Fico feliz por representar o negro, somos povo de raça e de garra”, disse.

Ele adiantou que ao assumir, no ano que vem, essa será uma das suas principais bandeiras na Casa Legislativa. “Essa vai ser uma das minhas principais bandeiras. Porém, serei vereador de toda a cidade, então terei várias bandeiras. Mas, a bandeira do negro, eu vou defender sim!”.

Nos bastidores das eleições em Manaus corre a informação de que Ivo Neto foi apadrinhado pelo ex-vereador Rozenha na sua campanha. Rozenha está de olho nas eleições de 2022 quando deve tentar uma vaga na Assembleia Legislativa (ALE-AM).

Pardos

Os vereadores eleitos no Amazonas e autodeclarados pardos são maioria: 522. Os brancos contabilizam 137 parlamentares eleitos; amarelos e indígenas são o total de 1 e 35, respectivamente.

Embora seja visivelmente negro, o vereador reeleito Marcel Alexandre (Podemos), não está entre os que se autodeclararam “negros”, mas sim, pardo.

Ao ser questionado pela reportagem do Portal AM1, ele afirmou que não discute questões raciais e que se relaciona com todos os tipos de pessoa. “Não vou discutir isso. Posso falar de gente, pois me relaciono com gente, com pessoas. Agora, se alguém tem essa causa, eu apoio. O problema está no ser humano”, disse o vereador.

Ato revolucionário

O advogado e cientista político, Carlos Santiago, considerou a eleição de Ivo Neto para a CMM como um ‘ato revolucionário’, uma vez que o negro e o índio sofrem bastante preconceito.

“A eleição de um negro para a Câmara Municipal de Manaus é quase que um ato revolucionário. Uma cidade em que o negro e o índio são renegados, não possuem cidadania e sofrem vários tipos de preconceito. Um vereador negro pode contribuir não somente com a qualidade política para Manaus, mas também, com pautas, objetivando acabar ou minimizar o preconceito e o ódio contra a comunidade negra”, disse Santiago.