Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Câmara retoma trabalhos legislativos com balanço da gestão de Arthur Neto

A mensagem governamental durou pouco mais de duas horas e a solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Joelson Silva

Câmara retoma trabalhos legislativos com balanço da gestão de Arthur Neto

Prefeito Arthur Neto durante mensagem governamental (Foto: Márcio Silva)

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) retomou, na manhã desta segunda-feira, 10, os trabalhos legislativos. Durante a solenidade, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que está em seu último ano de mandato, leu a Mensagem Governamental e fez um balanço dos seus sete anos de gestão e da sua vida política. 

A mensagem durou pouco mais de duas horas e a solenidade foi presidida pelo presidente da casa, vereador Joelson Silva (PSDB). A cerimônia marcou também a reinauguração do Plenário Adriano Jorge, após três meses em reforma. 

O prefeito destacou o reajuste fiscal, que segundo ele tem se evidenciado nos últimos anos pelo “Índice Firjan de Gestão Fiscal” e a credibilidade com os bancos internacionais. Além das obras de infraestrutura, que ainda estão sendo executadas como as obras nas avenidas Constantino Nery e no bairro do Manôa. 

(Foto: Márcio Silva)

Além disso, Arthur falou sobre os serviços realizados na educação, meio ambiente e saúde, esta com a ampliação do atendimento na Atenção Primária, com aquisição de equipamentos e diversos investimentos. O prefeito relembrou também  a crise econômica enfrentada durante a preparação para a Copa do Mundo de 2014.

Durante a leitura da mensagem, o prefeito se emocionou diversas vezes e relembrou momentos da sua vida política. 

”Passei vinte anos intercaladamente no Congresso Nacional, então eu não olho como aquele que não têm experiência parlamentar. A experiência parlamentar me diz que eu tenho que buscar conversas, consenso e entendimento com os parlamentares, para chegarmos a posições que sejam mais acertadas. Respeito muito essa casa pelo parlamentar que fui e pelo que vi no executivo”, disse no encerramento do discurso. 

Ano eleitoral 

O presidente da casa, vereador Joelson Silva (PSDB), afirmou que uma das prioridades será zerar a pauta até o final do ano. Segundo ele, há mais de 270 matérias tramitando nas comissões que precisam ser votadas. O vereador relembrou que em 2019 a CMM teve um recorde de apresentações de proposta, chegando a quase 250 matérias.

Para ele, o pleito de 202o não deve atrapalhar as votações. “A maioria dos vereadores são experientes, eles sabem como funciona, já sabem conciliar o trabalho que têm, o seu mandato, e a sua atividade extra que será atividade eleitoral, em busca dos votos. Não podemos deixar que o plenário esvazie e  nem o nosso comprometimento aqui na casa”, disse. 

Segundo o presidente da casa, a população deve fiscalizar os parlamentares, pois há vários meios de fazer esse acompanhamento, como o painel eletrônico. Além disso, ele destacou que a CMM terá um link com a TV Senado, gerando mais uma forma de transparência do legislativo.