Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Eleições 2022

Candidatos à Presidência da República se encontram em debate neste domingo

Cada candidato poderá levar somente quatro acompanhantes ao estúdio.

Candidatos à Presidência da República se encontram em debate neste domingo

Foto: Montagem AM1

As propostas e os planos de governo vão ser apresentados pelos candidatos à Presidência da República neste domingo (28), que vai ser realizado pelo Grupo Bandeirantes às 21h. Os candidatos à Presidência são Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (PMDB), Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Cada candidato poderá levar somente quatro acompanhantes ao estúdio. Os demais presentes serão somente os funcionários da emissora e jornalistas de outros veículos de comunicação. O atual presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula vão ficar frente à frente neste domingo.

Leia mais: Eleições 2022: Dória volta atrás e decide participar de debate das prévias do PSDB

Lula da Silva (PT)

O candidato Lula, que tenta voltar à Presidência do país, já confirmou neste sábado (27), presença no debate ao publicar em sua conta do Twitter uma agenda que consta compromisso “debate”, e ainda disse: ‘nos vemos na Band amanhã, 21 horas’.

Jair Bolsonaro (PL)

Já Bolsonaro (PL), teve a presença confirmada pela assessoria da campanha à reeleição do presidente, mas irá acompanhado dos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), o senador e filho Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Fábio Faria (Comunicações); Fábio Wajngarten, chefe da comunicação da campanha; coordenador da campanha do pai, porém disse: ‘Acho que devo ir. Vou ser fuzilado”, afirmou.

Soraya Thronicke (União Brasil)

Soraya Thronicke (União Brasil), confirmou por meio de seu Twitter: ‘Imprensa e eleitores estão me perguntando: “Soraya, você vai mesmo ao debate da Band amanhã?” Pessoal, eu já estou até com a “roupa de ir”,rs!

Felipe D’Avila (Novo)

O candidato Felipe D’Avila (Novo) e cientista político, também não confirmou presença, mas está mostrando propostas e projetos nas redes sociais.

Leia mais: Saiba quem são os candidatos à Presidência nas Eleições 2022

Simone Tebet (MDB)

Simone Tebet (MDB) não disse em suas redes sociais se vai estar no debate, porém está apresentando propostas.

Ciro Gomes (PDT)

Dando destaque à economia do país, o candidato Ciro Gomes não comunicou se estará no debate, porém ao que tudo indica, vai estar presente para o debate.

Regras do debate entre os candidatos

O primeiro debate presidencial de 2022 vai acontecer no estúdio principal da Band em São Paulo e será realizado por um pool de emissoras formado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, pelo jornal Folha de São Paulo e o UOL, pela TV Cultura, além do Google.

A BandNews FM terá transmissão simultânea do evento, às 21h, com esquenta no rádio às 19h. O momento será comandado pelos jornalistas Luiz Megale, Sheila Magalhães e Carla Bigatto.

Primeiro bloco

Mediadores: Eduardo Oinegue e Adriana Araújo (Band)

Todos os presidenciáveis terão um minuto e meio para responder perguntas programáticas. Será uma questão para cada dois candidatos. As respostas acompanham a ordem de posicionamento no estúdio, conforme sorteio prévio: Felipe D’Avila, Soraya Thronicke, Simone Tebet, Jair Bolsonaro, Lula e Ciro Gomes.

Em seguida, haverá o primeiro confronto direto. Também por ordem de sorteio, cada um escolhe quem vai responder e tem um minuto para fazer a pergunta. O candidato que for responder terá um total de quatro minutos para administrar entre a resposta e a tréplica. Aquele que perguntou tem um minuto para a réplica. Todos perguntam e todos respondem, nesta ordem: Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Felipe D’Avila, Soraya Thronicke, Lula e Simone Tebet.

Leia mais: Desafiado por Bolsonaro, Lula pede três debates no primeiro turno

Segundo bloco

Mediadores: Eduardo Oinegue e Adriana Araújo (Band)

Seis jornalistas das empresas que integram o pool fazem perguntas para os candidatos e escolhem quem comenta. Um minuto para a pergunta e um minuto para o comentário. O candidato que responde terá quatro minutos para dividir como quiser entre resposta e réplica. Todos respondem e todos comentam.

Terceiro bloco

Mediadores: Leão Serva (TV Cultura) e Fabíola Cidral (UOL)

Novo confronto direto entre os candidatos, também com ordem definida previamente em sorteio (Simone Tebet, Soraya Thronicke, Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Lula, Felipe D’Avila). Um minuto para a pergunta, um para a réplica e quatro minutos administrados entre resposta e tréplica.

Na sequência, mais uma série de perguntas programáticas para todos os candidatos, em ordem previamente sorteada, com um minuto para a resposta. Uma pergunta para cada dois candidatos, nesta ordem: Ciro Gomes, Soraya Thronicke, Lula, Simone Tebet, Felipe D’Avila e Jair Bolsonaro.

Em seguida, cada candidato terá dois minutos para fazer suas considerações finais, em ordem invertida ao início do debate: Ciro Gomes, Lula, Jair Bolsonaro, Simone Tebet, Soraya Thronicke e Felipe D’Avila. 

Ausência

Conforme definido com os partidos, se algum candidato não comparecer ao debate, o púlpito ficará vazio.

Direito de Resposta

Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato vai poder solicitar ao mediador direito de resposta imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra. O mediador submeterá a avaliação ao comitê formado por quatro jornalistas do pool e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento (permissão) do pedido de resposta, serão concedidos 45 segundos.

Após o evento, à meia-noite, a Band exibe uma edição especial do Canal Livre, ao vivo, repercutindo o encontro entre os presidenciáveis.