Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cidades

‘Caso Flávio’: audiência de Alejandro Valeiko é marcada para terça-feira

A audiência de instrução do 'Caso Flávio' vai ouvir as testemunhas de acusação listadas pelo MP-AM e as testemunhas de defesa

‘Caso Flávio’: audiência de Alejandro Valeiko é marcada para terça-feira

Foto: Alailson Santos/PC-AM

Manaus/AM – Alejandro Valeiko, enteado do ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, será ouvido na próxima terça-feira (27), às 9h, em audiência de instrução no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). Além dele, também serão ouvidos os réus José Edvandro Martins de Souza Júnior; Mayc Vinícius Teixeira Parede; Paola Molina Valeiko, que é irmã de Alejandro, e Elizeu da Paz de Souza.

Todos estão envolvidos na ação que trata do homicídio do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos, encontrado morto em setembro de 2019, em um terreno no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.

De acordo com a 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, a audiência de instrução deve prosseguir nos dias 28 e 29 de julho.

Leia mais: Juiz decide que Alejandro Valeiko não precisa mais usar tornozeleira eletrônica

A sessão vai ser realizada no modo presencial. Pela ordem, o juiz Celso Souza de Paula vai ouvir as testemunhas de acusação arroladas pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM); as testemunhas de defesa e, por último, fará o interrogatório dos réus.

O MP pôde solicitar a intimação de até oito testemunhas, com a defesa de cada réu podendo indicar o mesmo número.

O início da fase de audiência de instrução estava marcado para os dias 25 e 26 de novembro de 2020, mas foi necessário alterar as datas para que a defesa tivesse acesso às mídias que se encontravam em poder do Ministério Público Estadual. A data escolhida foi 15 de dezembro de 2020, porém, também sofreu alteração.

No início do mês de junho, o juiz George Hamilton Lins Barroso se julgou suspeito para atuar no processo e caso foi distribuído ao juiz Mateus Guedes Rios, que também alegou suspeição. O processo seguiu para o juiz responsável pelas sessões de julgamento popular da 1.ª Vara do Júri, Celso Souza de Paula.

Lembre o caso

Flávio Rodrigues foi encontrado morto em setembro de 2019, em um terreno no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, após ter participado de uma festa na casa do enteado do prefeito de Manaus, Alejandro Molina Valeiko.

Após diversos desdobramentos e investigações, no dia 18 de novembro, a Polícia Civil realizou a reconstituição do crime, por cerca de seis horas, com os réus. Na ocasião, a PC afirmou conhecer o autor do crime.

Além de Valeiko, cinco pessoas foram presas suspeitas de terem participação no crime, entre elas: Elizeu da Paz, indiciado pela polícia pelo crime de homicídio; Mayc Parede, também indiciado por homicídio; Vittorio Del Gatto, indiciado por omissão; José Edvandro Martins; Elielton Magno de Menezes Gomes Junior, os três últimos foram soltos.

A irmã de Alejandro, Paola Valeiko, também foi indiciada por fraude processual após confirmar que limpou a cena do crime.

(*) Com informações da assessoria