Manaus, 16 de abril de 2024
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Cidades

Cetam lança nove publicações em 2021

Objetivo dos títulos é orientar docentes e alunos quanto à oferta de cursos, normas dentre outros assuntos

Cetam lança nove publicações em 2021

Foto: Cleudilon Passarinho

Manaus, AM – Em 2021, o Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), lançou nove publicações voltadas à área da educação profissional. Os escritos servirão para nortear as equipes da instituição na aplicação dos cursos técnicos, de qualificação profissional e especializações técnicas ao longo dos próximos anos.

São eles: Manual dos Gestores das Unidades de Educação Profissional e Tecnológica (UEPTs); Manual acadêmico do estudante; Manual acadêmico do docente; Manual acadêmico de estágio profissional supervisionado dos cursos técnicos e especializações técnicas de nível médio das UEPTs; Diretrizes Pedagógicas Institucionais; Regimento interno do Cetam; Guia metodológico para o ensino remoto e os Catálogos de cursos Técnicos e cursos de qualificação profissional.

Em 2021, houve a revisão dos dois catálogos de cursos do Cetam: o que é voltado à formação técnica e o que trata da qualificação profissional. Neles, todos os 411 cursos disponíveis no Cetam estão detalhados, desde a duração (carga horária), até o conteúdo programático e locais onde os formandos poderão atuar.

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Desses 411 cursos, 81 são técnicos, 54 são especializações técnicas de nível médio e 276 são cursos de qualificação profissional. Ambos estão disponíveis em PDF, no site do Cetam e podem ser acessados a qualquer momento por quem tiver interesse em cursar algum deles.

Foto: Cleudilon Passarinho

O Manual dos gestores contém um conjunto de orientações voltadas às atividades de gestão nas unidades. O objetivo da publicação é orientar na organização das ofertas dos cursos, proporcionando melhor conhecimento e organização nas estratégias para maior eficiência e eficácia nos processos administrativos e acadêmicos.

O Manual do estudante foi elaborado para que todos tenham acesso às informações que dizem respeito às normas acadêmicas, questões de natureza pedagógica e legislações que orientam o ensino, a extensão e a pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica.

Orientações – Constam no Manual acadêmico do docente um conjunto de orientações voltadas às suas atividades na execução dos cursos. A intenção é subsidiá-los quanto aos procedimentos acadêmicos e administrativos propostos pela instituição, seus direitos, deveres e o regime disciplinar, proporcionando melhor conhecimento e organização na aplicação das estratégias didático-pedagógicas.

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O Manual acadêmico de estágio profissional supervisionado dos cursos técnicos expressa um conjunto de orientações práticas sobre as atividades obrigatórias de estágio enquanto componente curricular.

A publicação Diretrizes pedagógicas institucionais é uma referência importante e norteará todo o processo acadêmico da EPT que envolve o planejamento, a execução e avaliação, dentro de concepções e fundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos, preconizados nas bases legais da Educação Profissional e Tecnológica Nacional.

Guias reforçam compromisso com a educação profissional

Segundo o diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, as publicações são um trabalho intersetorial do Cetam, para a orientação das atividades e também para garantir um melhor atendimento dos alunos. “Os guias institucionais reiteram o nosso compromisso com as metas da educação profissional de forma colaborativa e transparente.”

O professor José Augusto reforça que foi graças ao Guia metodológico para o ensino remoto, uma das publicações, que as aulas puderam ser retomadas, de modo virtual, na capital e interior do Estado. O Guia foi elaborado pelo Cetam e lançado em fevereiro deste ano. Ele norteou gerentes e instrutores a darem prosseguimento aos cursos, sem prejuízo aos alunos.

As publicações foram organizadas pela professora Cleide Porto, coordenadora pedagógica do Cetam. “A leitura atenta destes manuais deve ser realizada no início e durante toda a execução do curso, considerando que se trata de um instrumento norteador para a organização da jornada acadêmica. Neles estão contidas informações que contribuirão para o bom desempenho do aluno ao longo do curso”, disse Cleide Porto.

(*) Com informações da assessoria

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