Para incentivar a população a fiscalizar, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) anunciou, na noite de segunda-feira (20), que irá doar um tanque cheio de gasolina para os usuários que enviarem as denúncias dos piores buracos no aplicativo “Buracômetro”.
Será selecionada uma pessoa diferente por semana para receber a recompensa, conforme explicou o parlamentar.
“Essa espécie de premiação vai ser dada semanalmente, como uma forma de estimular a população a fiscalizar os gastos públicos, o trabalho da Prefeitura de Manaus e, em breve, a gente vai expandir também essas premiações para quem fiscalizar a BR-319, por exemplo”, disse Amom.
Segundo o deputado, as informações sobre os gastos com as doações serão disponibilizadas no Portal da Transparência do site do Gabinete do Amom (gabinetedoamom.com.br).
Lançado há uma semana, o “Buracômetro” já conta com mais de 2 mil usuários e 614 denúncias registradas. Ao enviar informações como a localização exata e a foto dos buracos, a população ajuda a mapear os bairros e zonas da cidade que registram maior número de vias esburacadas.
De acordo com os dados mais recentes, os bairros Nova Cidade (13,86%), Alvorada (13,52%) e Colônia Terra Nova (6,01%) lideram o ranking com o maior número de denúncias.
“Quero que a população participe ativamente da fiscalização dos principais problemas da cidade, usando uma tecnologia que a Prefeitura ainda não usa direito e que deveria utilizar. Vamos cobrar respostas, aquilo que todo cidadão deveria fazer e que eu quero continuar fazendo, independentemente de ser ou não a nossa esfera de atuação”, explicou o deputado federal.
Amom afirmou ainda que as informações embasarão um relatório a ser enviado ao Executivo Municipal para cobrar soluções aos problemas de infraestrutura da cidade. Além de vias esburacadas, uma atualização nas próximas semanas permitirá que os usuários denunciem também outras lacunas na infraestrutura municipal, como bueiros sem tampa ou pontes e passarelas sem estrutura adequada.
O aplicativo começou a ser criado em 2021, quando o parlamentar exercia o mandato de vereador em Manaus, sendo lançado oficialmente neste ano. Amom declarou que iniciou as tratativas com representantes políticos de diferentes municípios do Amazonas e do Brasil para que a ferramenta também possa ser implantada em todo o território brasileiro.
(*) Com informações da assessoria
LEIA MAIS:
- Área de deslizamento na Torquato Tapajós passou por obras da Prefeitura em 2022
- Empresa emplaca novo contrato de R$ 18 milhões com Prefeitura de Manaus
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.