MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Após ser condenado por fake news, Braga lança campanha contra notícias falsas

• Publicado em 16 de setembro de 2021 – 17:04

MANAUS, AM – Após ser condenado por fake news e obrigado a retirar uma publicação com informações falsas sobre o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o senador Eduardo Braga (MDB) lançou dois quadros nas redes sociais de combate a notícias falsas; estratégia seria voltada para limpar a imagem do parlamentar.

No último sábado (4), Braga publicou uma matéria sobre um “novo” aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no diesel e fez críticas ao Governo do Estado do Amazonas. Porém, a notícia é antiga e foi publicada em março de 2021. Na publicação, Eduardo afirma que a notícia é atual e omitiu o fato de que a publicação era relacionada a uma audiência feita para debater o preço do diesel no Estado.

Leia mais: Justiça obriga Braga a retirar fake news do ICMS contra Wilson

Porém, o juiz Paulo Fernando de Britto Feitoza, da 4ª Vara da Fazenda Pública, determinou que Braga parasse de propagar noticiais falsas na internet. No ato, o juiz estabeleceu o prazo de 24 horas para que Braga retirasse qualquer publicação que atribua ao governo amazonense a responsabilidade pelo aumento dos combustíveis no Estado, e atende ao pedido de antecipação de tutela antecedente ajuizado pelo Estado do Amazonas contra o senador e o Facebook.

Na publicação, o magistrado determinou, ainda, que os réus divulguem, no prazo de três dias, o direito de resposta na mesma rede social, o Instagram, e nos mesmos moldes em que foi publicada a fake news.

Estratégia

Na tentativa de limpar sua imagem sobre as fake news, Braga usou as redes sociais para apresentar quadros midiáticos; o “Diz Aí Eduardo” e o “Dudu Contra as Fakes”. Em um dos quadros, o senador responde perguntas e cobranças de internautas sobre seus trabalhos no Senado Federal. O primeiro episódio do “Diz Aí Eduardo” foi voltado para a temática da BR-319.

Já no quadro contra as notícias falsas, Eduardo tentou limpar sua imagem de ‘político temperamental’ ao se colocar como um ‘resolvedor de problemas’, ‘coração mole’ e ‘lutador’, além de enaltecer o seu lado ‘humanitário’ na vida pública.

“Tenho me tornado a cada ano um ser humano realizado, mais satisfeito com tudo que eu fiz e muito inquieto. Se eu não sei sobre um tema, eu vou estudar antes de falar. Então, o que eu posso dizer é que eu sou um lutador, no sentido de lutar contra os problemas que aparecem. Sou um “resolvedor” de problemas e tenho um coração mole, porque, às vezes, as pessoas olham para mim e conseguem ver quem eu sou”, defendeu Braga.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap